Terremoto na China deixa quase 400 pessoas mortas

Um terremoto de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu neste domingo (3) a província chinesa de Yunnan, deixando ao menos 398 mortos e quase dois mil feridos. O sismo ocorreu à tarde, a 12 quilômetros de profundidade. No mesmo dia, ocorreu também um terremoto de 5,0 graus na escala de Richter na região de Jilong, cidade de Rikaze, no Tibete, sem vítimas relatadas.

Terremoto China - Xinhua / Yan Keren

No total, 1,884 milhão de habitantes foram afetados pela calamidade, entre os quais 29,7 mil ficaram desalojados, segundo informações do governo local. O sismo provocou a queda de 79,8 mil casas e deixou danos graves em outras 124 mil.

Nesta segunda (4), os chefes do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Leong Chun-ying, do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Chui Sai On e o presidente do Partido Kuomintang da China, Ma Ying-jeou, expressaram luto pelas vítimas do terremoto.

Segundo Leong Chun-ying, vários órgãos de assistência em Hong Kong têm a intenção de pedir dotação de fundos para os trabalhos de resgate emergente na área atingida pelo sismo. O Comitê de Consultoria do Fundo de Assistência em Casos de Catástrofe de Hong Kong vai tratar dos pedidos o mais rápido possível, garantiu.

Em nome do governo e dos residentes da RAEM, Chui Sai On prestou condolências às famílias afetadas pelo terremoto e garantiu que o seu governo vai fazer o esforço máximo para colaborar nos trabalhos de resgate.

Em Taiwan, Ma Ying-jeou também expressou luto pela morte das vítimas e deu suas condolências aos residentes do local atingido pelo desastre.

Com Rádio China Internacional