Enem: "aluno deve priorizar conteúdo que sabe mais", diz especialista

Faltam 90 dias para o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 e a receita indicada por professores e psicólogos é que "os vestibulandos devem dar prioridade aos conteúdos que têm mais domínio". A ideia é otimizar o tempo, que está ficando escasso a partir deste período. 

Enem 2014 - Divulgação

As provas desta edição acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro, o exame começará às 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

Em entrevista à imprensa, Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, afimrou que "o estudante não deve desperdiçar o tempo tentando aprender conteúdos que ele nunca dominou. Mesmo quando se trata de temas recorrentes no exame, a essa altura não compensa."

Segundo ele, os alunos devem se fixar nos assuntos que têm alguma facilidade e sabem que podem melhorar seu desempenho.

Planos de estudo

Célio lembra que o mais aconselhado é que o aluno faça um plano de estudos. Nele, distribua as matérias que estudará ao longo da semana e estipule os horários e os dias. "Se o aluno ainda não produziu muito e quer aproveitar esses últimos meses, o ideal é estudar também em um dia do final de semana, e deixar o outro como descanso", indicou ele.

Outras edições

Nos últimos anos, o Enem tem mudado o seu perfil de prova. "De 2011 para cá, as questões não demandam apenas interpretação. Aqueles alunos que têm a imagem do Enem antigo, que ainda tinha 63 questões, vão cair do cavalo", acredita Célio. "Agora é necessário ter um domínio mesmo que mínimo do conteúdo."

É interessante que o estudante encontre ainda momentos para baixar o estresse e amenizar a pressão. Não comparar seu desempenho em anos anteriores (caso já tenha feito a prova) e sua performance com a de colegas deve ser o primeiro passo.

Da Redação do Vermelho
Com informações do UOL