Orlando Silva e Gustavo Petta lançam campanha em São Paulo

Os candidatos do PCdoB aos cargos de deputado federal e deputado estadual, Orlando Silva e Gustavo Petta, respectivamente, deram a largada da campanha política, rumo à vitória, com uma grande festa na quadra da tradicional escola de samba paulistana, Vai-Vai, na noite desta sexta-feira (8). Eles contaram com apoio de lideranças populares de várias regiões da capital paulista além de autoridades políticas e movimentos sociais.

Lançamento da campanha Orlando e Petta em SP - Assessoria Gustavo Petta

A quadra da Vai-Vai reuniu toda a diversidade que compõe a campanha de Orlando e Gustavo Petta. Jovens, adultos, mulheres, lideranças dos bairros, estudantes, intelectuais, centenas de pessoas reunidas com um objetivo comum, eleger os candidatos comunistas.

Ministro dos Esportes por seis anos e vereador da capital paulista, Orlando Silva agradeceu a presença das lideranças sociais com a sinceridade de quem encontra velhos amigos. A amizade dele com os líderes da escola de samba Vai-Vai é nítida, uma relação construída quase que diariamente ao longo de anos, por isso o lugar escolhido para o lançamento da campanha. “Aqui [quadra de samba da escola] é o lugar onde eu costumo vir encontrar as pessoas que eu gosto, por isso fico muito feliz de estar aqui falando deste projeto político que nós defendemos”. O projeto do PCdoB busca, de forma alinhada ao governo Dilma, avançar ainda mais com as conquistas sociais que o país obteve nos últimos doze anos.

Gustavo Petta destacou sua atuação política no movimento estudantil e apresentou brevemente algumas propostas de seu programa. Afirmou que educação, políticas públicas para a juventude, saúde e moradia serão prioridade em seu mandato na câmara legislativa de São Paulo. Petta foi presidente da UNE por dois mandatos, secretário de esportes e vereador em Campinas e atualmente é deputado federal, licenciado para a campanha.

O sub prefeito da Sé, Alcides Amazonas, destacou a atuação de Gustavo Petta no movimento estudantil – ele que foi presidente da UNE por dois mandatos – e afirmou que o jovem candidato traz consigo a experiência necessária para desenvolver o projeto político que o país precisa. “Ano passado quando vimos os jovens nas ruas (se referia a junho de 2013) não tinha ninguém pedindo para voltar atrás, a juventude quer desenvolvimento, por isso não podemos deixar perpetuar esses 20 anos de atraso do PSDB no estado de São Paulo”.

Jamil Murad, histórico militante do PCdoB, ressaltou a importância do apoio da juventude a essa candidatura. O palco estava composto por grandes líderes de diversas entidades com muita representatividade entre os jovens e um valioso histórico de lutas, entre elas, UNE, UEE-SP, UBES e UJS. “Ter essas lideranças aqui te apoiando [disse se dirigindo ao Gustavo Petta] tem um grande significado. A Vic [Virgínia Barros, presidenta da UNE], por exemplo, foi eleita num grande congresso em Brasília, com mais de 10 mil delegados, e hoje ela está aqui declarando apoio a você, isso é muito importante”.


Jamil destacou a importância de as lideranças jovens apoiarem a campanha de Orlando e Petta | Foto: Thiago Cassis

Para Jamil, Gustavo Petta e Orlando representam a continuidade do projeto político que colocou o Brasil no rumo certo há 12 anos. “Nós elegemos o Lula e os pobres começaram a ter acesso a uma série de coisas que não tinham, e esse rapaz aqui [Gustavo Petta] era muito novo ainda quando começou a lutar pela educação, ele esteve à frente do processo quando o Prouni foi aprovado, defendeu a criação de universidades públicas e o mandato popular do Lula, apesar de jovem, tem uma trajetória política de vitórias populares”, disse Jamil.

A presidenta da UNE, Vic Barros, foi enfática ao dizer que São Paulo está na contramão dos avanços sociais que o Brasil viveu nos últimos doze anos, “um estado que não tem todo seu potencial absorvido pelo seu governo conservador”. Defendeu a candidatura de Alexandre Padilha e Nivaldo Santana ao governo do Estado e de de Petta e Orlando aos cargos legislativos. “Ao contrário do que tantos outros fazem, política de conchavo, de acordo dentro dos gabinetes, Orlando e Gustavo fazem campanha na rua, conversando com os amigos e com as lideranças políticas, por isso é tarefa de cada um de nós que está aqui voltar para nossas comunidades, nossos bairros, o lugar onde atuamos e falar sobre esse projeto político”.

Nádia Campeão, vice-prefeita da capital paulista pelo PCdoB, também esteve presente no ato. Ela fez uma breve análise do quadro político e mostrou que apesar de jovens, os candidatos têm uma larga trajetória de lutas por um Brasil mais justo. “Aqui não tem nada de aventura, é uma nova geração política sim, mas que traz uma bagagem de quem sempre esteve junto lutando pelo país que nós queremos construir”, disse.

Nivaldo convidou a população a se unir para, pela primeira vez em mais de duas décadas, o povo paulista sair vitorioso de uma campanha presidencial. “Vamos encerrar esse mandato de 20 anos do PSDB”.

O presidente da escola, Neguitão, e o tradicional Thobias, estavam presentes e se encarregaram de conduzir, com mestria, a festa de encerramento do ato político.

Por Mariana Serafini, da redação do Vermelho