Professores reforçam apoio a Chico Lopes para deputado federal 

Uma grande manifestação em prol da continuidade das conquistas alcançadas para a educação no Ceará e no Brasil, nos últimos anos, e pela busca de novas vitórias. Assim foi o lançamento do Comitê da Educação, integrante da Campanha Chico Lopes 6565 – Deputado federal, realizado na noite desta quinta-feira (7), em Fortaleza (CE).  

Professores reforçam apoio a Chico Lopes para deputado federal

O lançamento do Comitê contou com participação de professores, estudantes, educadores, gestores escolares, lideranças sindicais da educação, líderes estudantis, trabalhadores da educação e pais de alunos, que assinaram o Manifesto pela Educação e reforçaram apoio à candidatura de Chico Lopes à reeleição para deputado federal.

“Temos que seguir em frente com o deputado federal que sempre defendeu a educação, os professores, estudantes, as políticas públicas para educação gratuita, de qualidade e ao acesso de todos. Pensar em Chico Lopes é pensar em educação”, destacou o professor Antônio Araújo.

Já o professor Gisonaldo Grangeiro, das redes municipal e estadual, ressaltou a importância do direito a 1/3 da carga horária dos professores para planejamento e atividades extrassala. “Com essa grande conquista, alcançada através de emenda apresentada pelo Chico Lopes, a minha qualidade de vida melhorou muito, assim como a dos professores em todo o Brasil. Passamos a ter condições de planejar mais e de melhorar as aulas”, destacou.

O Comitê da Educação ressalta a história de Chico Lopes em defesa dos professores, estudantes, das políticas públicas de educação e de mais investimentos públicos no setor educacional, e os compromissos de luta para os próximos quatro anos, em favor da continuidade dos avanços e da busca de novas conquistas.

Até hoje o deputado é cumprimentado diariamente nas ruas por vários ex-alunos e parentes de ex-alunos por sua atuação em favor da educação, como as propostas que garantiram o direito a 1/3 da carga horária dos professores para planejamento e o FIES 100% (direito a financiar o valor integral de curso universitário pelo FIES).

Ele também é o autor da lei que proibiu as escolas particulares de exigirem itens de uso coletivo nas listas de material escolar. A lei ganhou destaque nacional e já valeu para a compra de material no começo deste ano, beneficiando pais e alunos em todo o Brasil.

Manifesto pela Educação

Durante o lançamento do Comitê da Educação, foi lançado o Manifesto pela Educação. O documento estabelece reivindicações e bandeiras a serem defendidas nos próximos quatro anos e está disponível para a adesão de todos que se interessam pela qualidade da educação no Ceará e no Brasil.

Entre as bandeiras defendidas no Manifesto da Educação estão a garantia de reajuste anual do piso salarial dos professores, no percentual previsto pela lei do piso nacional; luta pela ampliação das vagas para os cursos de mestrado e de doutorado; fiscalização do Governo Federal para implementação das ações e cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE); luta por mais escolas públicas de tempo integral e defesa de políticas públicas para promoção da saúde do professor.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. do Candidato