Olinda sedia encontro de formação do Projeto Paralapracá

 Representantes de várias cidades nordestinas participarão de atividades, debates e passeios pelo sítio histórico. 30 espaços da Educação Infantil de Olinda são contemplados com o projeto, em parceria com o Instituto C&A

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

O Projeto Paralaparacá é um trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos e tem como um dos principais objetivos estimular o aprendizado através do lúdico. Foto: avante.org.brV Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá, que possui o parceria com Instituto C&A e é realizado em vários municípios do país. Trata-se de um trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos dos municípios participantes que tem como um dos principais objetivos estimular o aprendizado através do lúdico. A Formação inicia nesta segunda-feira (11) em evento realizado às 14h no Hotel Sete Colinas tendo duração até a sexta (15) e conta com uma programação recheada de eventos com autoridades e convidados especiais.

Na programação, estão inclusas visitas a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a unidades de ensino de Olinda e formações para os representantes de todos os municípios contemplados com o projeto: Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Maracanaú (CE) e Camaçari (BA).

O momento mais aguardado acontecerá no terceiro dia do evento, quando o município receberá todos os prefeitos das cidades contempladas com o Paralapracá, no Palácio dos Governadores, juntamente às autoridades locais convidadas e aos gestores, coordenadores e diretores de Olinda. A Carroça do Encantado inicia a solenidade com uma apresentação cultural. No período da tarde, duas pesquisadoras e professoras de Reggio Emilia, cidade da Itália, Paula Strozzi e Vanna Levrini, atuantes no Centro Internacional Loris Malaguzzi, cujos princípios trabalhados com a Educação Infantil foram adotados pelo projeto, estarão presentes para fornecer uma formação e conhecer a aplicação do projeto em Olinda. À noite, haverá encerramento do dia solene com um sarau musical. A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), da rede municipal, participa com apresentação no Convento de São Francisco.

O penúltimo dia de formação do projeto conta, ainda, com uma solenidade na Câmara Municipal dos Vereadores onde haverá uma homenagem ao Instituto C&A pela iniciativa e trabalho desenvolvido com o Paralapracá.

A formação vai até a sexta-feira (15), encerrando no Hotel 7 Colinas.

O Projeto Paralaparacá é um trabalho desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos e tem como um dos principais objetivos estimular o aprendizado através do lúdico. Foto: avante.org.br

Paralapracá

Olinda é município contemplado com o projeto desde 2013, completando um ano de atividades no mês de setembro. O trabalho do projeto ocorre em dois eixos: a formação do professor, que acontece por intermédio dos coordenadores pedagógicos, multiplicadores do conhecimento com os professores, e a distribuição do material técnico para os professores e materiais que os alunos utilizam em sala de aula como brinquedos, fantoches, máscaras, óculos, livros de histórias, com a intenção de, através do lúdico, estimular o aprendizado. Trinta espaços de Educação Infantil da rede municipal são contemplados com o projeto. O município realiza, também, periodicamente, formações internas com todos os profissionais de Educação Infantil da rede. Através do projeto, uma comissão de todos os municípios participantes fez uma viagem, em 2013, a Reggio Emilia, na Itália, para conhecer alguns conceitos desenvolvidos no trabalho com a Educação Infantil de lá, uma vez que o projeto se apoia em alguns de seus princípios adotados. De Olinda, estiveram presentes, na visita, o prefeito, Renildo Calheiros, a secretária de Educação, Márcia Souto, e a diretora de Ensino, Edileuza Gomes.

Centro Internacional Loris Malaguzzi

O evento conta com a presença de Paula Strozzi e Vanna Levrini, pedagoga e professora, respectivamente, do Centro Internacional Loris Malaguzzi, situado em Reggio Emilia, cidade da Itália. O Centro é referência em Educação Infantil. Foi criado em 1994 por iniciativa de Loris Malaguzzi com o objetivo principal de promover o intercâmbio internacional de educação e cultura. Desta forma, a instituição já dialogou com milhares de profissionais de trinta e dois países, tanto das unidades de ensino de sua cidade sede, Reggio Emilia, como em todo o mundo, fundamentando seu trabalho nos direitos e potencialidades das crianças.

Serviço

 V Encontro de Formação e II Formação Itinerante do Projeto Paralapracá

Hotel 7 Colinas, Palácio dos Governadores, Câmara dos Vereadores, Convento de São Francisco (ver programação)

11 a 15 de agosto

Programação

11/08 – Segunda-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
14h Abertura Cultural
15h30 Painel: Experiências Educacionais Inspiradoras de Olinda

12/08 – Terça-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
8h Monitoramento e ações de EAD. Fabíola Bastos e Lilian Galvão
14h Visita às Creches
16h30 Paisagem Cultural: Visita ao Sítio Histórico de Olinda

13/08 – Quarta-feira

Local: Palácio dos Governadores – Prefeitura Municipal de Olinda
8h30 Apresentação cultural
9h30 Abertura Solene
10h às 11h Intercâmbio de experiências: Impacto da visita em Reggio Emilia nas ações municipais
11h Dialogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Educação infantil como responsabilidade e direito de todos
Sra. Paula Strozzi, pedagogista do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Sra. Vanna Levrini, professora da Escola Centro Internacional Loris Malaguzzi

Local: Salão Centenário – Hotel 7 Colinas
14h às 17h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália

Local: Convento de São Francisco
17h30 Sarau Musical – Orquestra Sinfônica do CEMO

14/08 – Quinta-feira

Local: Salão Centenário – Hotel 7 Colinas
8h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Como o ambiente expressa o direito e a potencialidade da criança
Sra. Paula Strozzi, pedagogista do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Sra. Vanna Levrini, professora da Escola Centro Internacional Loris Malaguzzi

Local: Câmara Municipal de Olinda
19h Reunião Solene na Câmara dos Vereadores de Olinda

15/08 – Sexta-feira

Local: Salão Marins – Hotel 7 Colinas
8h30 Diálogo com pedagogista Reggio Emilia/Itália
Tema: Como o ambiente expressa o direito e a potencialidade da criança
14h Alinhamentos para desenvolvimento do projeto nos municípios – Mônica Sâmia


Fonte Site da Prefitura de Olinda