Secundaristas do MA realizam primeiro encontro de Grêmios Estudantis

Estudantes de São Luís, no Maranhão, realizam o 1º Encontro de Grêmios Estudantis no dia 21 de agosto. A atividade é organizada pela UBES e tem por objetivo debater a educação na capital do estado.

UBES - UJS

Ao todo serão 22 escolas mobilizadas, dentre elas o Instituto Federal do Maranhão nos campus Centro Histórico, Monte Castelo e Maracanã; Centro Integrado Rio Anil (Cintra), Liceu Maranhense, Centro de Ensino Governador Edison Lobão (Cegel), Bernardo Coelho de Almeida, Fernando Perdigão, Coelho Neto, Bacelar Portela, Gonçalves Dias, Centro Educacional Municipal (CEM) 1 e 2, Centro de Ensino São José Operário (Cesjo), Deyse Galvão, Almirante Tamandaré, Nerval Lebre Santiago, Joana Batista e Centro Educacional Municipal São Cristovão.

Uma das principais pautas a serem discutidas durante o encontro será a busca por melhorias na infraestrutura e em todo meio acadêmico das escolas maranhenses. Outra demanda que ganha destaque entre os secundaristas no encontro é o cumprimento da Lei do Grêmio Livre, responsável por garantir não só a livre fundação e organização dos estudantes, mas também sua atuação no ambiente escolar.

Segundo os secundaristas, as escolas maranhenses possuem problemas com infraestrutura, ausência de professores e falta de liberdade para atuação de grêmios estudantis. ”Nossas escolas possuem uma estrutura muito precária, chove dentro das salas e alagam os corredores. Muitos banheiros estão destruídos, carteiras quebradas e frequentemente sofremos com a ausência de professores. Além disso, os grêmios não possuem democratização, as votações são boicotadas e até perseguições são comuns por aqui”, afirma Jaine Santos, diretora da UBES no Maranhão.

Um grêmio é uma organização formada por estudantes que buscam representar os interesses da maioria. Por intermédio dele os secundaristas discutem, criam e fortalecem inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.

Festival e plataforma eleitoral

Antes do início do debate, haverá um festival cultural com apresentações de teatro, ritmos como hip-hop, funk e música clássica, além das danças típicas maranhenses. Após o debate será elaborada uma plataforma eleitoral com reivindicações e metas propostas pelos estudantes, o documento será entregue aos candidatos ao governo do estado Flávio Dino e Edison Lobão Filho.

Além dos candidatos, também estarão presentes o reitor do Instituto Federal do Maranhão, Roberto Brandão, todos os diretores das escolas mobilizadas e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das redes pública estadual e municipais do estado do Maranhão (Sinproesemma).

Fonte: UBES