Entrevista com o deputado Rubens Jr. 

 

Tendo em vista a importância que as eleições representam para toda a sociedade, o Portal Vermelho está lançando a série Eleições PCdoB 2014, que ao longo das próximas semanas publicará entrevistas com os principais candidatos do PCdoB ao parlamento. Neste sentido, contamos com a gentileza de nos conceder uma breve entrevista, respondendo as questões abaixo:

Resumidamente:

1- Qual sua opinião sobre o governo Dilma. E dos avanços que o PCdoB defende nacionalmente?

Com a eleição de Lula um novo ciclo de prioridades começou a ser discutido no Brasil, defendendo o direito do acesso da população às políticas públicas e elevação do nível socioeconômico por meio da distribuição de renda. A atual administração da presidenta Dilma Rousseff, com o apoio do PT em parceria com o PCdoB, mantém a linha da construção de um país ideal, determinando a igualdade de cada brasileiro no acesso aos serviços de qualidade e a independência com a educação, qualificação profissional e emprego amparados nas garantias trabalhistas.

Os direitos humanos, a transparência na gestão pública, o esporte como forma de inserção para os jovens, a reforma política, a reformulação das políticas de juventude e a nova direção nacional da UNE estão em permanente pauta do debate nacional pelos filiados do PCdoB.

2- Qual sua opinião sobre a conjuntura regional? Qual é o Projeto Eleitoral do PCdoB seu estado? Quais são os desafios a serem enfrentados?

O Maranhão apresenta há mais de 40 anos um crítico quadro de domínio político pelo grupo do senador José Sarney. O programado desmonte da estrutura de desenvolvimento da agricultura familiar quando a maioria da população vive na zona rural, do analfabetismo e da falta de emprego geraram a miséria absoluta, a violência fazendo as famílias reféns e o êxodo de mais de um milhão e meio de trabalhadores que foram expulsos das suas terras pelo latifúndio, transformando o Maranhão como referência negativa para a imprensa e a população brasileira.

O amplo projeto eleitoral ultrapassa o programa do PCdoB, a linha de esquerda encontrou em torno do nome do candidato a governador Flávio Dino uma linguagem única para o diálogo com a população maranhense definindo um plano de governo que determina as necessidades para a mudança de comportamento político e da transformação estrutural tendo o IDH como ferramenta de medição.

Todos os setores de gestão pública precisam de intervenção para barrar a latente corrupção e o uso indevido da máquina governamental no sistema de asfixiamento da renovação partidária e empresarial.

3- Seu histórico no movimento social ou parlamentar/institucional (caso já tenha exercido algum mandato).

Estamos no segundo mandato de deputado estadual, mantivemos solitariamente durante anos o papel de representante comunista na Assembleia Legislativa do Maranhão conseguindo a adesão e a ampliação do quadro de parlamentares do PCdoB determinando a permanente fiscalização e denúncia nos desmandos do governo de Roseana Sarney.

A nossa relação com os movimentos sociais e de representantes de segmentos alcançou o reconhecimento com o exercício de Líder da Oposição, com a conduta responsável de convocar a sociedade para a participação do mandato popular como representante na Câmara Federal. Em todas as regiões a onda da moralidade impulsiona o coletivo para a decisão do voto individual. A liberdade é a palavra que mobiliza as comunidades para um Maranhão de todos nós.