Putin: Rússia procura resolver o conflito na Ucrânia da melhor forma

Putin: Rússia procura resolver o conflito na Ucrânia da melhor forma

A Rússia fará todo o possível para resolver o conflito no sudeste da Ucrânia, o mais rápido possível, disse nesta quinta-feira (14) o presidente Vladimir Putin, durante um discurso na Crimeia antes políticos e ministros de seu país.

putin - Reuters

Putin descreveu a situação na Ucrânia como um sangrento caos fratricida e disse que Moscou está acompanhando de perto a evolução dos acontecimentos no país, que em fevereiro foi afetado por um golpe inconstitucional contra o presidente Viktor Ianukovitch.

Desde abril deste ano, as tropas de Kiev executam uma grande ofensiva em várias regiões do sudeste da Ucrânia contra as milícias que se opõem ao golpe de Estado, empregando artilharia pesada e aviação de bombardeio.

Foi gerada na Ucrânia uma catástrofe humanitária e a situação está cada vez mais dramática, disse Putin.

Durante o discurso, o presidente também se referiu ao pacote de sanções aplicadas à Rússia pelo Ocidente, sob pretexto da posição do país no conflito ucraniano.

Putin disse que as sanções contra o seu país são completamente injustificadas e ilegais. Também lembrou as contramedidas tomadas pelo Kremlin, que cessará a importação de produtos provenientes dos países que optaram por participar da aplicação das sanções econômicas.

"Nossa resposta é, acima de tudo, uma vontade de apoiar os produtores domésticos e os mercados abertos pelos países que desejam cooperar com a Rússia e estão prontos para isso", disse ele.

Como observado pela emissora de televisão Russia Today, Moscou procura manter a calma, evitar o isolamento do mundo exterior e a ruptura das relações com parceiros, mas não vai permitir ataques ou insultos.

O discurso de Putin na Crimeia foi o fim de uma visita de trabalho à península, que se reuniu à Rússia em março, após um referendo que foi apoiada por quase 97% da população da região.

Fonte: Prensa Latina