Cameron descarta envolvimento britânico em outra guerra no Iraque

O premiê britânico, David Cameron, descartou nesta segunda-feira (18) o envolvimento de seu país em outra guerra no Iraque, ao comentar o avanço do extremista Estado Islâmico (EI) nessa nação.

David Cameron - AFP

Cameron assegurou que não enviaria o exército do Reino Unido à região, ainda que tenha anunciado a preparação de Londres para o uso de sua capacidade diplomática e militar para enfrentar o EI, que tomou o controle de várias zonas no norte iraquiano.

O Governo atenderá uma possível solicitação de armamento formulada pelos curdos que combatem os extremistas, destacou o chefe do Executivo através da emissora de rádio e televisão BBC.

Por outra parte, o ministro de Defesa, Michael Fallon, disse que o Reino Unido poderia envolver-se em missões no Iraque com características militares durante meses.

Entre as ações apontadas por Fallon estão o envio de jatos e helicópteros de combate para apoiar os envios aéreos de ajuda humanitária aos deslocados pelo EI.

Recentemente o Governo britânico autorizou operações de suas forças especiais no Iraque para obter informação e apoiar eventuais missões de resgate de refugiados.

Além disso, ordenou voos de aviões espiões na região e colaborou na entrega de armas fornecidas por outros países aos curdos.

O EI mantém suas posições no norte iraquiano, apesar dos bombardeios autorizados por Bagdá e por Washington.

Fonte: Prensa Latina