Al-Maliki renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Iraque

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al-Maliki, renunciou ao seu cargo nesta quinta-feira (14) e reconheceu Haidar Al-Abadi como seu sucessor. Al-Maliki afirmou que tomou esta decisão em favor da preservação da unidade e da estabilidade da nação iraquiana.

Primeiro-ministro do Iraque Nuri al-Maliki. - HispanTV

"Anuncio a retirada da minha candidatura para o irmão Haidar Al-Abadi", disse em uma mensagem televisiva. Ele também garantiu não querer qualquer cargo no governo porque "o seu único trabalho é a confiança das pessoas em si"; Assim, Al-Maliki rejeita as alegações feitas nos últimos dias contra ele que alegavam que ele estaria agarrado ao poder.

A renúncia de Al-Maliki ocorre um pouco depois de ele ter afirmado que não iria deixar o cargo até que o tribunal federal decidisse sobre a formação de um novo gabinete. No entanto, sua decisão mudou depois que o clérigo xiita máximo no Iraque, o aiatolá Seyed Ali Sistani, pediu-lhe para ele deixar o poder e dar origem à formação de um novo governo o mais rápido possível.

A nomeação do novo primeiro-ministro do Iraque foi bem recebida por muitos países ao redor do mundo em um momento em que o país árabe enfrenta uma ofensiva lançada por membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL ou Daesh em árabe) desde o último 10 de Junho.

Com informações da Hispan TV