Filmes indígenas são tema de mostra em São Paulo

De 15 a 22 de agosto, povos indígenas de 15 diferentes etnias localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste exibem 34 filmes na primeira Mostra de Cinema Indígena – Aldeia SP. Com sessões no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e em 13 Centros Educacionais Unificados (CEUs), o festival reúne curtas-metragens feitos em cursos de formação de jovens cineastas indígenas realizados em diversos Pontos de Cultura Indígenas (PCIs).

Mostra indígena - Alice Fortes

Além dos filmes, serão realizados bate-papos e rodas de conversa com os cineastas e lideranças. De 19 a 22, os filmes serão exibidos em 13 unidades do CEU, sempre às 14, 16h, 19h30 e 21h30. Todas as sessões serão seguidas de bate-papos com os realizadores.

A maior parte dos filmes é não-ficcional e foi filmada em idioma local, com legenda em português, como forma de incentivar a preservação dessas línguas. Este é um dos temas do curta As Palavras de Minha Avó, de Vakunú Shãwãdawa e Txanda Shãwãdawa. Baishadi, avó de Vakunú e última falante da língua Shãwãdawa, lembra das canções que ouvia de seu avô, prepara caiçuma para a família, mostra as danças do veado e do sapo encantado e ensina seu idioma aos netos. O filme foi realizado por alunos Shãwãdawa no Ponto de Cultura Indígena Say Dawa, no Acre.

Ayani por Ayani, dirigido por Ayani Huni Kui, relata a vida da avó e a forte relação que existe entre as gerações. A avó fala sobre a importância da tradição e ensina os netos a desenharem com urucum. O curta-metragem de 20 minutos foi feito por alunos do povo Huni Kuin no Ponto de Cultura Indígena Beya Xinã Bena, na aldeia São Joaquim, também no Acre.


Atualmente, o Brasil conta com 150 PCIs espalhados pelas cinco regiões do país | Foto: Alice Fortes

Línguas, lendas, tradições, rituais sagrados, cura, culinária, danças, cantos, caça, pesca… É este o objetivo da mostra: apresentar a rica cultura dos povos originários, promover sua identidade e diversidade e aproximá-los da cidade de São Paulo. Alguns dos filmes tratam também sobre suas demandas e lutas, seja pela sobrevivência ou contra empresas que se apropriam de suas terras. Tudo isso registrados a partir de seus próprios pontos de vista.

Esta é a primeira edição do festival, que integra a programação da I Mostra Cultural Agosto Indígena, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com espetáculos de dança, oficinas de artesanato e língua guarani, seminários e exposições fotográficas em 23 unidades do CEU. Esta iniciativa, que vai até 30 de agosto, integra um programa de valorização e reflexão sobre a história dos índios brasileiros, visto que a capital paulista é a quarta cidade em população indígena no país, com cerca de 13 mil pessoas.

Produção cultural

Os 34 filmes da mostra foram os primeiros produtos feitos nos Pontos de Cultura Indígenas (PCI), implantados há quatro anos em uma parceria entre a Rede Povos da Floresta, o Vídeo nas Aldeias, a Associação de Cultura e Meio Ambiente, a Funai e o Ministério da Cultura. Atualmente, o Brasil conta com 150 PCIs espalhados pelas cinco regiões do país.

Fonte: RBA