17º Clae: Manuel Zelaya e Piedad Córdoba discursam para estudantes

O primeiro dia do 17º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (Clae), que acontece na Nicarágua, contou com a presença do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e da ex-senadora colombiana, Piedad Córdoba. Ambos falaram aos mais de 4 mil delegados de 26 nações durante a conferência magistral “100 anos da 1ª Guerra Mundial: o capitalismo e aluta anti-imperialista”.

Piedad Córdoba Clae - El19

Manuel Zelaya destacou a luta revolucionária da Nicarágua, que disse considerar como um grande exemplo para os países da América Latina.

"Se há um povo na história da América Central e da América Latina que demonstrou sua capacidade de luta, integridade, consistência, vocação revolucionária, anti-imperialista e determinado a defender os direitos dos cidadãos, é o povo da Nicarágua, o povo sandinista da Nicarágua", disse.

Leia também:

Começa o 17º Congresso Latino-Americano de Estudantes na Nicarágua

Piedad Córdoba, por sua vez, disse que se sente acolhida na Nicarágua e felicitou o presidente do país, Daniel Ortega, “filho ilustre de Sandino, porta-voz e condutor desta Nicarágua livre”, segundo ela.

A ex-senadora colombiana considera necessário que os jovens de hoje permaneçam na luta com o pensamento livre. Piedad citou Hugo Chávez, que, de acordo com ela, deixou um legado que deve ser conhecido e colocado em prática, principalmente pelos estudantes.


Painel de homegem a Hugo Chávez no 17º Clae. Foto: Mateus Fiorentini
 
Esta edição da Clae é dedicada ao falecido presidente venezuelano. Neste fórum, os estudantes devem discutir novos conceitos de integração e comunicação na era digital, bem como a unidade do movimento estudantil, de acordo com o programa oficial.

O Congresso também comemora o 35º aniversário do triunfo da Revolução Sandinista no país, além do centésimo aniversário do movimento estudantil da Nicarágua e o 50º da Federação de Estudantes Secundários.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações do El19