Ucrânia: Ajuda humanitária da Rússia pode ser entregue ainda hoje
A Rússia espera que a entrega de ajuda humanitária russa ao leste da Ucrânia se torne uma realidade nas próximas horas e que Kiev dê urgentemente garantias de segurança para o pessoal humanitário, afirmou nesta terça-feira (19) o representante oficial da Federação da Rússia na ONU, Vitali Tchurkin.
Publicado 19/08/2014 15:32

"Esperamos que ninguém retome as tentativas de obstruir o envio de ajuda humanitária da Rússia e que esta ação possa começar nas próximas horas", enfatizou o diplomata russo.
No entanto, como salientou Tchurkin, "mantém-se a necessidade urgente de receber sem demoras da parte ucraniana garantias de segurança para o pessoal humanitário".
O representante permanente da Rússia na ONU censurou as autoridades ucranianas por terem intensificado drasticamente as operações militares "a fim de cortar o caminho, aliás, acordado com elas mesmas, que a assistência humanitária seguirá depois da fronteira russo-ucraniana até Lugansk".
"É registrado um aumento da intensidade de bombardeios de Lugansk e seus subúrbios, precisamente dos lugares onde é planejada a entrega de ajuda humanitária", especificou Tchurkin.
Todas as questões técnicas da entrega de ajuda humanitária russa, de acordo com o diplomata, estão acordadas.
Fonte: Voz da Rússia