Celac analisará avanços sobre direitos das mulheres em El Salvador

A primeira reunião do Grupo de Trabalho da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) sobre equidade, igualdade e empoderamento das mulheres será inaugurada nesta quinta-feira (21), em San Salvador, pelo chanceler salvadorenho, Hugo Martínez. 

Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas" - Divulgação

Na reunião serão analisados os avanços da “Declaração Especial sobre a Promoção da Equidade e do Empoderamento da Mulher” na Nova Agenda de Desenvolvimento Pós 2015 adotada na 2ª Cúpula do bloco, realizada em Havana, Cuba, e que foi proposta por El Salvador.

A declaração reflete a boa vontade da região para contribuir, sobre a base de sua realidade e experiências, com o processo de construção de dita Agenda, iniciativa das Nações Unidas para quando conclua o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Prevê-se que os participantes visitem alguma das sedes da Cidade Mulher, um dos programas sociais mais exitosos do governo de Mauricio Funes, e que continuará se estendendo no do atual presidente, Salvador Sánchez Cerén.

O bloco de 33 países mantém um compromisso com o fortalecimento das capacidades, confiança, visão e protagonismo das mulheres e o combate às diferentes formas de discriminação.

Presidirão a reunião regional, além do chanceler Martínez, a diretora-executiva do Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento da Mulher, Yanira Argueta, e Carolina Fernández Álvarez, como representante da presidência temporária da Celac.

A Costa Rica tem até o ano que vem a presidência deste organismo de integração latino-americana e caribenha.

Fonte: Prensa Latina