Lula Morais critica postura de apresentadores do Jornal Nacional

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (20/08), a postura dos jornalistas Willian Bonner e Patrícia Poeta na condução da entrevista com a candidata a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, na edição do Jornal Nacional da última segunda-feira (18/08).

De acordo com o parlamentar, a forma tendenciosa como a entrevista foi conduzida pelos dois jornalistas causa um sentimento de que o Brasil precisa ter uma mudança no processo de comunicação. “A mídia não é propriedade privada de ninguém. Critico o comportamento e o tratamento que foi dado à presidente Dilma por esses dois jornalistas. Ela não é apenas uma candidata, mas a presidente do Brasil. Destilaram ódio e impediram que ela pudesse responder às perguntas”, afirmou.

Segundo o parlamentar, dos 15 minutos reservados pelo jornal, um terço foi de perguntas dos apresentadores. “No curso de jornalismo é ensinado que se deve falar muito pouco. Mas aquele tratamento não foi correto. Ela foi interrompida seis vezes; e o Eduardo Campos, quatro. Só nesse item dá para perceber o comportamento desleal dos apresentadores”, fundamentou.

Lula Morais afirmou ainda que a emissora deveria apresentar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), mencionando quanto deve por sonegação fiscal. “Em 2002, a emissora criou uma empresa laranja em um paraíso fiscal, para poder sonegar o imposto de renda do nosso contribuinte. Isso faltou mostrar. Contudo, essa mesma emissora, numa única pergunta, se dirigiu à presidente Dilma utilizando a palavra corrupção sete vezes”, denunciou.

Ainda de acordo com o parlamentar, é preciso criar, urgente, o Conselho Nacional de Comunicação. Em defesa da proposta, ele argumentou que a ação traria ao País uma comunicação mais eficiente. “Nós precisamos urgentemente de um conselho da comunicação, que já está na Constituição brasileira e que é um dos artigos que ainda não foram regulamentados”, ponderou.

Lula Morais criticou ainda a riqueza da família Marinho, proprietária da Rede Globo. “Não é por menos que uma instituição dessas tem as pessoas mais ricas do Brasil. Juntos os filhos de Roberto Marinho somam uma riqueza de US$ 29 bilhões e devem um R$ 1 bilhão aos cofres do nosso País”, pontuou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa