Cubanos são os que menos abandonam o Mais Médicos

Diferente do que a grande mídia e a direita brasileira tenta dizer, dos médicos estrangeiros e brasileiros que atuam no programa Mais Médicos, os cubanos foram os que menos abandonaram a missão até agora, com 0,2% de desistências, de um totoal de 0,8%.

Médica cubana atendendo - Marcos Ribeiro/ Prefeitura de Serra

Por outro lado, o índice de abandono dos médicos brasileiros é o maior do programa chegando a taxa alcança 8,4%. “Hoje, a composição principal do Mais Médicos é de médicos cubanos”, afirmou a chefe da Brigada Médica Cubana no Brasil, Cristina Luna.

Os primeiros médicos cubanos chegaram ao Brasil em 24 de agosto de 2013, cumprindo um contrato entre os governos brasileiro e cubano, por intermédio da Organização Mundial de Saúde.

Atualmente, o Mais Médicos conta com 14.462 médicos que atuam em postos de saúde na periferia das grandes metrópoles, no interior do Brasil, em distritos indígenas, entre outras localidades. Destes, 11.456 são médicos cubanos têm tratado, basicamente, casos de hipertensão, diabetes, cardiopatias isquêmicas, dengue e lepra.

O programa garante atendimento médico a mais de 50 milhões de brasileiros, em 3,8 mil municípios de todo País.

Fonte: AFP