Funcionários da USP são contra desvinculação de Hospital Universitário

Funcionários da Universidade de São Paulo (USP) – em greve desde 27 de maio – fizeram um protesto em frente ao Hospital Universitário (HU) no campus do Butantã, na capital paulista. Os manifestantes são contrários à transferência do hospital para a Secretaria Estadual de Saúde, proposta do reitor Marco Antonio Zago para sanar os problemas orçamentários da universidade.

Greve USP - Divulgação

Às 9h30, os grevistas iniciaram uma caminhada em direção à Faculdade de Medicina da USP, localizada na AvenidaDoutor Arnaldo, região central da capital.

De acordo com Rosane Meire Vieira, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), a reunião do Conselho Universitário marcada para esta terça-feira (26) vai definir o destino do hospital. O conselho é formado por docentes e representantes de vários setores da universidade.

Para Rosane, o prejuízo será maior ainda para os pacientes. “Para a população, vai ser muito ruim, porque o Hospital Universitário tem uma história de atendimento de excelência”, declarou.

Na próxima quarta-feira (27), haverá nova audiência de conciliação na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), entre representantes da USP e do Sintusp. Na última quarta-feira (20), não houve acordo na reunião no TRT.

Fonte: EBC