Rússia enviará nova ajuda humanitária para a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, anunciou, nesta segunda-feira (25), planos para enviar um segundo comboio humanitário para o leste da Ucrânia. “Não fazer isso constituiria uma violação do direito internacional”, disse.

Putin alcança acordo com Ucrânia para ajuda, diz finlandês

"Qualquer pessoa que necessite de ajuda deve recebê-la", disse, salientando que é importante aprender com os erros da primeira tentativa. “Estamos ansiosos para uma cooperação mais estreita com as autoridades ucranianas desta vez”.

Ele ressaltou que, com o bombardeio indiscriminado de áreas como Lugansk, a população continua necessitando de água e alimentos. "O segundo comboio de ajuda deverá viajar esta semana. Esperamos por menos interferência e mais cooperação de autoridades ucranianas desta vez"

O ministro também acrescentou que o bombardeio de escolas, hospitais, creches e outras instituições e estruturas vulneráveis não pode mais ser classificado como acidentais. “A Rússia está disposta e pronta a participar em qualquer tipo de negociação sobre o fim das hostilidades no leste ucraniano”.

Lavrov garantiu ainda que as denúncias sobre tentativas russas de contrabandear equipamento militar para a Ucrânia são falsas e são o mais recente de uma série de má informação que tem circulado.

A crise ucraniana começou em meados de abril deste ano, quando parte da população do leste do país não aceitou o estabelecimento de um novo grupo político no poder. Desde então a região vem sendo palco de inúmeros conflitos entre os descontentes e a força militar das atuais autoridades. Milhares de pessoas já fugiram ou para outras regiões da Ucrânia ou para a Rússia.

Tayguara Ribeiro, da redação do Vermelho,
com informações do Russia Today