Começam os preparativos para a Marcha das Margaridas 2015

Trabalhadoras rurais se reuniram no último final de semana em Brasília (22 e 23) para dar início aos trabalhos da Marcha das Margaridas 2015. A expectativa da Coordenação Nacional é que a atividade consiga mobilizar mais de 100 mil mulheres na capital federal entre os dias 11 e 12 de agosto do próximo ano.

Marcha das Margaridas 2011 - Contag

Convocada pela Contag (Confederação dos Trabalhadores em Agricultura), a Marcha é o maior evento de mobilização e formação protagonizado por mulheres da América Latina realizada em parceria com a CTB, UBM, CUT e outras diversas entidades, entre elas, as federações de todos os estados brasileiros e os mais de cinco mil sindicatos de trabalhadores e Trabalhadoras rurais do Brasil.

Em 2011, mais de 70 mil mulheres estiveram presentes na Marcha e foram recebidas pela presidenta Dilma, na ocasião obtiveram conquistas importantes.

Esta 5º edição da Marcha tem por objetivo continuar a luta estratégica das mulheres do campo e das florestas contra todas as formas de violência e discriminação, por um projeto de desenvolvimento que amplie e consolide a democracia.

A reunião apresentou calendário de diversas ações da construção da marcha, entre elas o lançamento nacional previsto para acontecer no dia 11 de novembro.

A Marcha

Considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a Marcha das Margaridas leva esse nome em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves.

Margarida, como era conhecida, é um símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Ela rompeu os padrões sociais de sua época ao presidir por mais de uma década o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.

À frente do sindicato, lutou contra a exploração no campo e pelos direitos dos trabalhadores, combateu o analfabetismo e defendeu a reforma agrária. Em 1983 Margarida foi brutalmente assassinada por usineiros da Paraíba.

Por Mariana Serafini, do Vermelho