Chico Lopes é autor da lei da meia passagem macrorregional

Os estudantes cearenses já contam com o pagamento de meia passagem em ônibus intermunicipais, em viagens entre cidades de uma mesma macrorregião do Estado. A conquista foi obtida através da lei estadual 13.706, de 1º de dezembro de 2005, originada de projeto de lei apresentado pelo então deputado estadual Chico Lopes, do PCdoB.

A lei foi aprovada após uma grande mobilização do autor, do movimento estudantil e da sociedade, para vencer a pressão dos empresários do setor de transportes e garantir um grande alívio ao bolso dos estudantes e pais e um estímulo à educação.“A lei da meia passagem macrorregional, que conseguimos aprovar em 2005, com grande mobilização dos estudantes e apoio da sociedade, representou um grande avanço, garantindo a meia passagem nos ônibus entre municípios de cada uma das oito macrorregiões do Ceará”, aponta Chico Lopes, que, hoje como deputado federal, segue lutando pela educação, tendo garantido conquistas como o FIES 100%, a lei do material escolar e o direito dos professores a 1/3 da jornada de trabalho para atividades fora da sala de aula.

“A lei da meia macrorregional foi um marco na luta pelo respeito e pela ampliação desse direito dos estudantes. Desde a aprovação da lei, sempre recebemos vários testemunhos de estudantes e pais, que foram beneficiados e tiveram melhor condição de estudar, sem pagar inteira para ir de casa para o colégio ou a faculdade. Essa foi uma conquista dos alunos, dos pais, da educação no Ceará”, ressalta Chico Lopes.

“A importância da lei cresceu com o tempo, conforme tivemos, nos governos Lula e Dilma, uma nova realidade de expansão do ensino superior pelo Interior do Ceará, tanto com as universidades estaduais quanto com o IFCE e a UFC. Isso fez com que os estudantes que moram no Interior do Estado tivessem mais oportunidade de chegar à universidade, contando com a meia macrorregional para o seu deslocamento diário”, complementa o deputado federal, lembrando ainda a importância que o tema do transporte ganhou com as manifestações de rua de junho de 2013.“Foi reforçado todo um debate nacional sobre o transporte público, que precisa ser mais acessível, cumprir mais seu papel social, ter mais qualidade. Temos a satisfação de ter contribuído com a meia passagem macrorregional e seguimos na luta pelo transporte acessível a todos e de qualidade”.

Para continuar defendendo a educação, os professores e estudantes, Chico Lopes apresenta-se mais uma vez candidato a deputado federal. “Esta é uma luta de todos nós”, conclama.

Fonte: Assessoria Chico Lopes 6565