Lula Morais critica proposta de autonomia do Banco Central

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comentou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (02/09), a questão da autonomia do Banco Central, defendida por Marina Silva, candidata à presidência da República pelo PSB. Para o parlamentar, essa não é uma questão qualquer, pois apesar de parecer distante do cidadão comum, interfere diariamente em seu dia a dia.

“Tivemos uma crise internacional recente, que eclodiu nos Estados Unidos por conta dessa autonomia, dessa falta de controle da sociedade sobre o que fazer com o sistema financeiro”, pontuou.

O parlamentar lembrou que vivemos essa experiência em um passado recente, com alto índice de desemprego, universidades quase fechadas, e corte dos investimentos para o sistema de saúde pública, “porque o sistema financeiro garroteava toda a nossa economia para pagar dívidas aos banqueiros. Não podemos deixar que isso se repita. Nem o candidato tucano defende tal proposta”, observou.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) disse que a culpa desse tipo de proposta não deve recair sobre Marina Silva. “Ela não conhece a matéria, não tem domínio sobre a questão econômica e está sendo levada pelos interesses dos outros”, assinalou.

Já o deputado João Jaime (DEM) acrescentou que a presidente Dilma Rousseff é presidente do Banco Central e Ministra da Economia. “Todos os problemas econômicos que temos enfrentado decorrem das interferências da presidente. Sou a favor da autonomia do Banco, para que ele mantenha o equilíbrio da nossa moeda, sem influencia do viés político”, observou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa