Xi Jinping pede "reflexão" ao Japão no aniversário do fim da guerra

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira (3) que o governo do Japão admita e reflita sobre sua história de agressão militarista. A China celebra neste dia o 69º aniversário da sua vitória na guerra contra a invasão japonesa.

Massacre de Nanquim

Palestrando em um seminário em comemoração ao aniversário, Xi recordou que a guerra lançada pelos militaristas japoneses nos tempos modernos trouxe desastre aos povos da China e de outros países asiáticos. Os fatos não podem ser negados, declarou o presidente chinês.

"A China nunca irá permitir qualquer forma de negação ou distorção desta história de invasão, nem o retorno ao militarismo", afirmou.

O Japão deve mostrar seu senso de responsabilidade em relação à história, ao povo da região e ao futuro, a fim de manter a amizade sino-japonesa e a estabilidade e o desenvolvimento da Ásia, acrescentou.

O presidente chinês pediu que o Japão tome uma atitude prudente e lide adequadamente com os assuntos históricos. Aos olhos dele, o Japão deve aprender com as lições e aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico.

Fonte: Xinhua