China marcará incidente inicial da invasão japonesa

A Província de Liaoning, nordeste da China, realizará uma grande cerimônia em 18 de setembro para comemorar o 83º aniversário do Incidente de 18 de setembro, ou o Incidente de Mukden, que marca o início da guerra de 14 anos contra a invasão japonesa.

China lembra data da invasão japonesa

Shenyang, a capital da Província de Liaoning, onde o incidente aconteceu em 1931, soará sirenes de alerta e tocará sinos junto com outras 14 cidades para lembrar as pessoas da guerra que durou de 1931 a 1945, de acordo com um comunicado emitido pelo governo municipal.

Os funcionários do governo da cidade e província participarão da cerimônia. As atividades comemorativas serão realizadas em várias cidades em todo o país.

Em 18 de setembro de 1931, militares japoneses explodiram uma seção da ferrovia, de propriedade do Japão, perto da cidade de Shenyang, e posteriormente acusaram o exército chinês de ato de sabotagem como pretexto para o ataque. Eles bombardearam quartéis perto da cidade na mesma noite, iniciando a invasão armada em grande escala do nordeste da China.

O incidente foi seguido pela invasão japonesa em larga escala da China e do resto da Ásia, desencadeando a guerra contra a agressão do Japão.

Fonte: Xinhua