Datafolha/TV Globo divulgam pesquisas de opinião dos estados

Com duas semanas de propaganda de TV e no rádio, o Datafolha/TV Globo divulgaram, nesta quinta-feira (4), nova rodada de pesquisas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Urna - Reprodução

Em Minas Gerais, Fernando Pimentel mantém a liderança na disputa pelo governo do estado, com oito pontos à frente do candidato de Aécio Neves, Pimenta da Veiga (PSDB), com 32% contra 24%, respectivamente.

Os indecisos, que eram 31% antes da propaganda eleitoral, somam 26%. Os que pretendem votar branco ou nulo somam 11% dos entrevistados.

Paulo Câmara (PSB) subiu 23 pontos e empatou com Armando Monteiro Neto (PTB) na disputa pelo governo de Pernambuco, segundo pesquisa Datafolha. Câmara tem 36% das intenções de voto, mesmo índice de Monteiro.Outros quatro candidatos, juntos, somaram 3%. Brancos e nulos são 9%, e indecisos 17%.

Segundo analistas, a comoção com a morte trágica de Eduardo Campos refletiu no resultado da pesquisa. O candidato do PSB tem explorado a imagem de Campos e do governo dele em discursos e na propaganda eleitoral.

No Rio de Janeiro também houve mudança do cenário, comparada com a pesquisa anterior. O atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, e o senador Marcelo Crivella (PRB), estão em empate técnico com o deputado Anthony Garotinho (PR).

Garotinho segue numericamente na frente com 28% da preferência, mas o peemedebista subiu sete em relação à última pesquisa chegando a 23%. Pezão está tecnicamente empatado com Crivella, que manteve 18% das intenções de votos. O senador Lindbergh Farias (PT) permanece com 11%.

O tucano Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição em São Paulo, tem 53% das intenções de voto e Paulo Skaf (PMDB) subiu seis pontos chegando a 22%. Alexandre Padilha (PT) subiu de 5% para 7%, e Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO) e Laércio Benko (PHS), tem 1% cada.

No Rio Grande do Sul a senadora Ana Amélia Lemos (PP) continua liderando a pesquisa com 39% das intenções de voto, contra 31% do atual governador Tarso Genro.

O candidato José Ivo Sartori (PMDB), apoiado pelo PSB de Marina Silva, tem 10%. O quarto é Vieira da Cunha (PDT), com 3%. Os demais não pontuaram.

Mesmo com o registro da candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-governador José Roberto Arruda (PR) continua na frente na corrida pelo governo do Distrito Federal com 34% das intenções de voto. Agnelo Queiroz (PT) vem em segundo, com 19%, seguido por Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. Os demais, juntos, marcam 7%.

Com informações de agências
Alterado às 14h24 para inclusão de informações