Marcelino propõe gratuidade das autarquias e ampliação do ProUPE

 Nesta segunda-feira (1), o candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Marcelino Granja (65100), visitou a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Lá, ele conversou com o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio (foto), sobre a ampliação do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) e a possível gratuidade das autarquias municipais.

 

Para Marcelino, as autarquias são importantes para o desenvolvimento regional devido à descentralização do ensino. Por esse motivo, é importante investir ainda mais nessas instituições através da ampliação do Proupe.

“O programa vem beneficiando diretamente os alunos, mas é preciso pensar ainda mais nas autarquias. A maioria delas soube tirar benefícios com a redução da inadimplência, no entanto, é preciso qualificar o corpo docente, melhorar a infraestrutura e apoiar os programas de pós-graduação, além de estimular iniciativas na área de inovação e criar novos cursos”, explicou o candidato e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

Para os estudantes, Marcelino propôs ampliar o valor e o número de bolsas, chegando à gratuidade total. “As autarquias têm capacidade própria de administração, são autônomas, precisam apenas de meios, recursos. Para os estudantes, precisamos ampliar o valor e a quantidade de bolsas. Se possível, dependendo da situação financeira do Estado, chegar à gratuidade total. Este é o objetivo”, destacou.

Audicéa Rodrigues, com informações de Monyk Arcanjo, da Facape.