Dirigentes da CTB levam apoio à greve dos trabalhadores da Unicamp

Uma comissão de dirigentes da CTB, composta pelo presidente nacional, Adilson Araújo, o presidente estadual, Onofre Gonçalves e o secretário-geral estadual, Paulo Nobre, estiveram nesta segunda-feira (1), no Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) para prestar solidariedade à greve dos funcionários da universidade, eles assinaram uma nota de apoio à luta da categoria.

CTB com os trabalhadores da Unicamp - CTB

O encontro também contou com a presença do diretor da regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, Agildo Nogueira Júnior, que reforçou o apoio ao movimento.

"Os companheiros trouxeram a solidariedade de classe neste momento de impasse pelo qual está passando os trabalhadores da Unicamp", declarou o STU em nota.

Atos e protestos

Na segunda-feira (1), início do segundo semestre letivo, a greve na Unicamp contra o reajuste zero completou 102 dias. Durante esse tempo foram muitos os protestos, atos, passeatas e denúncias sobre a situação das três universidades paulistas.

Os trabalhadores tomaram as guaritas das universidades para protestar contra o reajuste zero. “Não tem arrego!’’ Esse foi o recado que os trabalhadores da Unicamp deram ao reitor que apostou no enfraquecimento da mobilização ao esvaziar a universidade por dois meses inteiros sob a desculpa de férias.

Além do congelamento dos salários, a greve é contra o desmonte das universidades públicas, a privatização dos serviços públicos e por melhores condições de trabalho.

O STU avisa que os trabalhadores não vão recuar e ocuparão as ruas de São Paulo para protestar contra o arrocho salarial imposto pelos reitores.

Essa semana ocorre nova rodada de negociação entre o Fórum das Seis e o Cruesp.

Fonte: CTB