Parlamentares do Brasil e França debatem sobre questões da mulher 

A Bancada Feminina da Câmara recebeu, na terça-feira (2), uma delegação de parlamentares franceses, para tratar de assuntos relacionados à mulher. A coordenadora da Bancada Feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), explica que a visita da delegação está no contexto do intercâmbio de missões parlamentares vinculadas ao aprimoramento das relações políticas. 

Parlamentares brasileiros e franceses debatem questão da mulher - Agência Câmara

A comitiva do Grupo Parlamentar França-Brasil, constituído no Senado Federal da República Francesa, que esteve em Brasília, também visitou os senadores e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. A realização da missão teve como objetivo permitir aos parlamentares franceses aprofundar o debate com parlamentares brasileiros sobre temas de interesse recíproco.

A Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), também participou da reunião com os parlamentares franceses. Na ocasião, ela falou sobre o trabalho do órgão na missão de zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento em situações de desigualdade de gênero e raça.

Segundo ela, a Procuradoria Especial da Mulher representa as mulheres brasileiras, recebe e encaminha aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população, mediante a discussão e aprovação de projetos e políticas públicas que assegure os direitos das mulheres.

Já a deputada Jô Moraes falou que a Câmara dos Deputados possui a Secretaria da Mulher – uma estrutura que passou a integrar a Procuradoria da Mulher e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a Bancada Feminina, composta por todas as parlamentares mulheres.

E destacou, dentre os avanços nessa nova estrutura parlamentar, a presença da Coordenadora dos Direitos da Mulher (eleita pela Bancada Feminina) nas reuniões do Colégio de Líderes, com voz e voto, e o direito a fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias.

As deputadas brasileiras também falaram sobre a luta para aumentar a representação feminina no Parlamento, informando que na atual legislatura, que será renovada com as eleições deste ano, apenas 46 parlamentares são mulheres em um total de 513.

A delegação francesa foi presidida pela senadora Laurence Cohen, do Grupo Comunista Republicano e Cidadão e presidenta do Grupo Interparlamentar de Amizade França-Brasil. Ela é também membro da Delegação para os Direitos das Mulheres e à Igualdade de Oportunidades entre os Homens e as Mulheres. Também fizeram parte da comitiva os senadores Nicolas Alfonsi, do Grupo Parlamentar de Agrupamento Democrático e Social Europeu; Georges Patient, do Grupo Socialista e Afiliados e delegado para o Suriname; Leila Aïchi, do Grupo Ecologista; e Michel Savin, do Grupo União por um Movimento Popular.

De Brasília
Márcia Xavier