Chancelaria chinesa: Reino Unido deve respeitar soberania do país

A China deseja que o Reino Unido realmente respeite a soberania chinesa e a posição chinesa, no que diz respeito à reforma política de Hong Kong, deixando de interferir nos assuntos de Hong Kong, afirmou o porta-voz da Chancelaria chinesa, Qin Gang.

Hong Kong

Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (5), um jornalista solicitou uma resposta da China quanto ao comentário da Chancelaria britânica, sobre a recente decisão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, sobre a escolha do chefe do Executivo de Hong Kong por meio de sufrágio universal.

Qin Gang apontou que a China havia explanado ao Reino Unido várias vezes o princípio e a posição chinesa na reforma política de Hong Kong, e o Reino Unido havia prometido que não tinha intenção de interferir nos assuntos internos da China.

Porém, as declarações britânicas violaram sua promessa, e até tentaram influenciar o processo de reforma política de Hong Kong. A China está fortemente insatisfeita com a situação.

"Quero sublinhar mais uma vez que Hong Kong é uma região administrativa especial da China. Os assuntos de Hong Kong, incluindo a reforma política, pertencem aos assuntos internos chineses. Quanto a isso, nenhum país tem o direito de comentar impropriamente ou interferir de qualquer forma", disse Qin Gang.

Fonte: Rádio Internacional da China