China e Bielorrússia fazem acordo de cooperação bilateral

O premiê da China, Li Keqiang, e o vice-primeiro-ministro da Bielorrússia, Anatoly Tozik, expressaram, nesta quinta-feira (4), a intenção de fortalecer a colaboração bilateral na construção de infraestrutura e tecnologia, durante a primeira reunião do comitê intergovernamental de cooperação bilateral.

China - Li Keqiang

De acordo com as versões oficiais, a disposição foi expressa durante este encontro, no qual Li disse que a China está disposta a promover seu equipamento para a construção da infraestrutura na Bielorrússia, em especial no que se refere as ferrovias.

Além disso, o governo chinês respaldará as companhias do país que operam ou que pretendam fazer operações nos parques industriais bielorrussos.

O chefe de Governo expressou ainda que algumas indústrias chinesas que atuam na região estão em etapas de desenvolvimento baixo e médio e que são necessários ajustes estruturais e inovações para melhorar a qualidade dos produtos chineses.

A este respeito pontuou que a Bielorrússia tem grande avanço na pesquisa tecnológica, o que oferece uma ampla perspectiva à cooperação entre os dois Estados.

As fontes indicaram que Tozik qualificou a China como um amigo sincero e confiável. Afirmou que é prioridade da política exterior da Bielorrússia o desenvolvimento das relações com o estado asiático e dão as boas-vindas à participação chinesa na construção de infraestrutura. "Esperamos que mais companhias chinesas invistam no território bielorruso", acrescentou.

Prensa Latina