Ucrânia e revoltosos do leste do país concordam com cessar-fogo

Durante as negociações do grupo de contato entre os representantes da Ucrânia e das proclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk com a participação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), nesta sexta-feira (5), foi assinado um protocolo de cessar-fogo em Donbass, válido a partir das 18h, horário local.

"Foi assinado um protocolo de trégua. O protocolo possui 14 pontos e inclui todos os aspectos de controle, troca de prisioneiros e outras questões", declararam à agência Interfax várias s fontes próximas às negociações.

O acordo assinado na cidade de Minsk, na Bielorrússia, sobre o cessar-fogo será cumprido. No entanto, o documento poderá ser anulado, logo que Kiev faça pelo menos um tiro, declarou à o porta-voz do vice-premiê da República Popular de Donetsk, Andrei Purgin.

"Como os líderes do país acordaram um cessar-fogo, ele será respeitado, mas se for realizado pelo menos um tiro provocativo por parte do lado do exército ucraniano, o acordo será imediatamente cancelado, porque o documento prevê o cessar-fogo bilateral", disse.

Os conflitos no país ocorrem desde o início do ano quando parte da população se revoltou com a tomada de poder das atuais autoridades ucranianas. Mais duas mil pessoas já morreram e milhares de moradores deixaram suas casas, muitos em direção a outros pontos da Ucrânia e uma boa parte rumo à Rússia.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia