Merkel defende aumento de sanções contra Rússia

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou, nesta quarta-feira (10), que defende o novo pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia.

Angela Merkel

“Defendemos a imposição dessas sanções e espero que, dentro em breve, seja tomada a respectiva decisão”, declarou Merkel no parlamento alemão.

Ela reconheceu que a situação no leste da Ucrânia melhorou, mas “não há clareza suficiente” sobre o posterior cumprimento dos parágrafos do plano de normalização da situação.

A União Europeia já havia decidido pela implementação de novas sanções contra a Rússia, no entanto, resolveu aguardar mais um pouco devido ao acordo de cessar-fogo entre o governo Ucraniano e a população do leste, contrária a autoridade de Kiev.

As sanções impostas pelo ocidente levam em conta o possível apoio dos russos aos revoltosos ucranianos, fato este negado constantemente por Moscou.

Os empresários alemães não estão satisfeitos com o posicionamento de Angela Merkel. Para eles, esta atitude tem cunho unicamente político, causando grande prejuízo as relações comerciais entre as indústrias dos dois países.

Outros setores da economia europeia, como a agricultura, também não analisam de forma positiva as restrições existentes, menos ainda o aumento das sanções.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia