China e Rússia aumentarão investimentos recíprocos

A China e a Rússia concordaram, nesta semana, em aumentar investimentos recíprocos e desenvolver conjuntamente os projetos de energia, ferrovia de alta velocidade, telecomunicações, mineração, habitação e infraestrutura.

China e Rússia - Associated Press

O vice-primeiro-ministro, chinês Zhang Gaoli, e o primeiro vice-primeiro-ministro, russo Igor Shuvalov, co-presidiram a primeira reunião do Comitê de Cooperação em Investimento China-Rússia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Durante as conversas, Zhang disse que as duas partes devem criar um ambiente mais conveniente para investimentos recíprocos.

Shuvalov disse que a Rússia está disposta a abrir mais áreas de investimento para os investidores chineses e lhes fornecer condições mais favoráveis e serviços financeiros convenientes.

A parceria China-Rússia entrou em uma nova fase de desenvolvimento, de acordo com Zhang. Ele indicou que o lançamento do comitê visa implementar ainda mais os consensos alcançados pelos presidentes dos dois países e se preparar para a 19ª reunião regular entre os chefes do governo dos dois países.

Zhang acrescentou que o desenvolvimento das relações sino-russas injetou ímpeto fresco na sua cooperação financeira.

Desde o início deste ano, o investimento direto chinês na Rússia cresceu rapidamente. A China tornou-se a quarta maior fonte de investimento para a Rússia, injetando um total de US$ 32 bilhões.

Como cada dia mais companhias chinesas e russas estão dispostas a investir no país do outro, o investimento bilateral enfrenta novas oportunidades de crescimento, disse Zhang.

Ele expressou a esperança de que os dois lados possam aproveitar ao máximo o novo comitê para explorar a natureza potencial e complementar de suas vantagens específicas.

O vice-premiê chinês disse que os dois países devem se concentrar em projetos cooperativos em áreas de energia, ferrovia de alta velocidade, telecomunicações, mineração, habitação e desenvolvimento de infraestrutura, e ao mesmo tempo, devem expandir a cooperação financeira para beneficiar os povos dos dois países.

Shuvalov disse que o fortalecimento do investimento bilateral é crucial para a expansão e o aprofundamento da cooperação entre os dois países.

A Rússia deixará o comitê a desempenhar seu papel completo na promoção e orientação do investimento, prometeu.

O Comitê de Cooperação em Investimento China-Rússia foi lançado seguindo o acordo alcançado pelo presidente chinês, Xi Jinping, e seu colega russo, Vladimir Putin, durante seu encontro em Pequim no início do ano.

Fonte: Xinhua