ArMarinaNãm: Marina Silva é alvo do humor cearense no Facebook

Em menos de uma semana, a fanpage Armarinanãm já tem mais de oito mil seguidores. Administradores preferem não se identificar e projetam adesivaço.

As eleições estão chegando e as discussões políticas estão efervescendo mais do que nunca na esfera virtual. No Facebook, a corrida presidencial ganha eventos e comunidades – algumas em apoio a determinados candidatos, outras ridicularizando-os. Tudo, é claro, com muito humor e ironia. O alvo da vez é a candidata à presidência da República pelo PSB, Marina Silva.

Santinhos que falavam mal de candidatos pararam de circular, após a legislação que obriga que todo material de campanha impresso tenha que constar o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção e daquele que contratou, bem como a respectiva tiragem (Lei 9.504/97). A exposição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos no rádio e na televisão também foi proibido. Na internet, porém, nada limita essas propagandas.

Uma página do Facebook recém-criada que vem chamando atenção pela rápida adesão é a comunidade Armarinanãm. O nome é uma brincadeira com a expressão tipicamente cearense “armaria!”, utilizada para reclamar de algo ou alguém.

Nos bastidores da Armarinanãm estão sete pessoas que trabalham com comunicação social. A ideia do grupo é reunir o máximo de pessoas “anti-Marina” e fazer com que cada um deles possam disseminar “memes”, imagens e vídeos. “Algo como distribuir o poder e emancipar as pessoas pelo acesso às informações. Assim, cada um pode ser ator neste processo. Fazemos apenas a curadoria e a animação desse processo. Nada mais democrático do que um processo eleitoral para trabalharmos esta ideia”, argumentou um dos administradores da página em uma conversa via chat do Facebook.

Partidários ou não, a equipe de comunicadores não esconde a preferência pela candidata Dilma Rousseff. “Queremos que continue avançando. Apesar de todos os problemas que o partido tenha, ainda é a melhor opção para o país”, defendeu o representante, que ainda declarou que a candidatura de Marina Silva, bem como sua colocação nas pesquisas, já são piadas prontas.

Através do Facebook, a comunidade mobilizou um encontro para distribuir os adesivos da campanha. Quem respondeu pelo grupo via chat garante que os recursos para imprimir mil adesivos com a logo “Armarinanãm!!!” são próprios, e promete ainda que adeptos da comunidade que moram em outros estados podem receber os adesivos via Correios, sem deixar claro quem vai pagar essa conta.

Os líderes do grupo não divulgaram seus nomes. Perguntados sobre quem são esses administradores da página, o interlocutor escondido atrás do computador disparou em tom ameaçador: “É melhor não especular, em breve todos saberão quem somos”.

Humor em campanhas

Esta não é a primeira vez que o humor, característica do povo do Ceará, entra nos embates eleitorais. Nas eleições de 2010, dois outros fatos marcaram as disputas, ambos com grande adesão e divulgação nas redes sociais.

O #SerranãoMamãe começou com a interação de um grupo de jornalistas cearenses apoiadores de Dilma que começou a postar mensagens com a hashtag quando se referiam a comentários anti-tucanos. A campanha virtual saiu da internet e tomou as ruas da capital cearense.

A outra mobilização marcada pela molecagem cearense foi contra o então candidato Tasso Jeireissati (PSDB) que, também em 2010, disputou eleição para o Senado. O #PegaoBecoGaleguim também ultrapassou as fronteiras das redes sociais e ocupou as ruas. Formado principalmente por jovens, o movimento realizou caminhadas, adesivaços e manifestações na capital.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com
Tribuna do Ceará)