Sites governamentais da China estão sujeitos a ataques virtuais

Metade dos sites oficiais das agências governamentais da China estão com elevado risco de sofrer ataques virtuais. É o que mostra uma recente pesquisa feita pelo Centro Nacional de Resposta de Emergência ao Vírus de Computador do país.

Lan House na China

O Centro descobriu que 1.367 dos 2.714 sites de agência governamental analisados em 2013, ou seja, 50,4% do total, têm vulnerabilidade de segurança.

Foram encontrados 21 mil riscos de segurança nos sites deste tipo. Os Cavalos de Tróia, os plug-in mal-intencionados e o furto de informações pessoais dos usuários são os principais vilões.

A pesquisa revelou ainda que muitos sites são mal programados e deixam buracos que podem prejudicar as páginas com facilidade. Em muitos casos, faltam as medidas de proteção básicas como firewalls e programas anti-vírus.

O resultado desse estudo foi publicado nesta quinta-feira (18) pelo jornal Diário da Juventude da China. Segundo o artigo, são cada vez mais os ataques contra os sites governamentais da China.

Em agosto, o site oficial do governo distrital de Longshan, da Província de Hunan, foi paralisado por um hacker. Em 2013, um site do governo distrital da Província de Anhui teve publicidades de jogos de azar inseridas nas páginas.

Também em 2013, um site do governo local na Província de Liaoning, no nordeste do país, teve que fechar depois de redirecionar automaticamente para um site pornográfico.

Segundo o artigo do jornal, muitos sites oficiais de governo foram lançados somente porque os dirigentes locais pediram. Geralmente sites desse tipo não têm motivação nem recursos para melhorar a operação cotidiana.

Fonte: Xinhua