Dilma elogia capacidade de atletas e políticas do esporte 

“No esporte nós superamos limites. Em todas as áreas, na vida pessoal, a gente só consegue realizar os nossos sonhos superando limites”, disse a presidenta Dilma Rousseff em encontro com jovens atletas olímpicos e paraolímpicos no Palácio do Planalto, na manhã desta sexta-feira (19).  

Dilma destaca capacidade de atletas e políticas do esporte - Presidência da República

O evento serviu para marcar mais uma etapa de conquistas importantes do esporte nacional e como forma de incentivo para atletas que vêm treinando intensamente para os Jogos Rio 2016.

Acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a presidenta Dilma ressaltou a importância das políticas públicas para o crescimento do esporte no Brasil, como bolsas e construção de centros olímpicos e paraolímpicos.

“Esse é o roteiro para grandes esportistas. A alma de um povo se manifesta de várias formas, mas ela se manifesta especialmente com a sua cultura e, em um só coração, no esporte. E o esporte traz ótimos valores, como cooperação e ultrapassar os limites. Sempre que encontro os nossos atletas, estou diante de pessoas que ultrapassam seus limites”, afirmou a presidenta.

Nomes consagrados 

Ao todo, 24 atletas olímpicos e 36 paraolímpicos estavam no evento. Entre os esportistas, estavam nomes consagrados e jovens talentos que despontaram no cenário internacional em esportes nos quais o País não tem tradição.

Entre os presentes, estava o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida, 16 anos, que conquistou a inédita medalha de prata para o Brasil na Copa do Mundo da modalidade, disputada há duas semanas, na Suíça. O jovem não esconde a alegria da conquista, depois de apenas três anos de prática na modalidade, iniciada no Centro de Treinamento de Maricá (RJ).

“É uma coisa inédita nesse esporte. Foi sensacional para mim e para toda a equipe envolvida nisso. Agora o Brasil está bem visto pela comunidade internacional e pela federação internacional. Com esse apoio que a gente está recebendo, como o centro de treinamento, a gente tem tudo para ser uma potência no Tiro com Arco”, analisou.

Jovens talentos

Em 2014, o Brasil vem mostrando força com atletas da nova geração. Alguns desses bons resultados foram alcançados nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, em agosto. A delegação de 97 integrantes conquistou 15 medalhas para o País, mais que o dobro de Cingapura 2010.

Alguns dos destaques brasileiros em Nanquim são o nadador Matheus Santana, 18 anos, campeão nos 100m livre e dono de quatro recordes mundiais juvenis da prova; o atleta Edival Marques, 16 anos, ouro na categoria 63kg do taekwondô, além de campeão mundial juvenil; a judoca Layana Colman, 17 anos, que ganhou duas medalhas – ouro e prata; e a ginasta Flávia Saraiva, 15 anos, que conquistou três medalhas – ouro, prata e bronze.

Da Redação em Brasília
Com Blog do Planalto