Greve de pilotos da Air France segue até 26 de setembro

A greve dos pilotos da Air France, iniciada em 15 de setembro, durará até 26 de setembro, informou nesta sexta-feira (19) a rádio RTL.

Balcão de check-in da empresa aérea Air France

Esperava-se que a greve, que diariamente leva ao cancelamento de mais de metade dos voos da Air France, termine este domingo.

No centro do conflito está um projeto da empresa para fortalecer sua filial de vôos de baixo custo, a Transavia, o que, de acordo com os sindicatos, implicará em aumento de jornada de trabalho das equipes, reduzindo o tempo de pausa e os salários.

"Nós estamos preocupados com a falta de preparação do projeto," disse Jean-Louis Barber, presidente da União Nacional dos Pilotos (SNPL), que considerou confusas as condições de transferência de trabalhadores para a Transavia.

O SNPL argumenta que não é um plano de crescimento, mas de terceirização da empresa para reduzir despesas e aumentar os lucros.

Em 2008, a Air France tinha 136 aeronaves destinadas a voos de média distância e agora tem somente 102. A Transavia, em contraste, tinha sete voos e atualmente tem 14, com a possibilidade de aumentá-los para 37, disse o sindicalista.

O sindicalista também denunciou a supressão de postos de trabalho nesse período, que passou de 4.200 pilotos para 3.750.

Do Portal Vermelho, com informações da Voz da Rússia e Prensa Latina