Ibope: Dilma cresce e Marina cai na preferência do eleitor

O levantamento confirmou a tendência de ampliação da vantagem da petista no primeiro turno.

Pesquisa Ibope/Estadão/TVGlobo divulgada na última terça-feira (23/09) aponta o crescimento de Dilma Rousseff (PT) , queda de Marina Silva (PSB) e estabilidade de Aécio Neves (PSDB). Do levantamento anterior, a petista passou de 36% para 38% enquanto a candidata do PSB voltou a oscilar negativamente, de 30% para 29%. Já o candidato tucano surge em terceiro, somando 19% das intenções de votos, mesma porcentagem da última consulta.

Pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 1%. Os outros sete candidatos não atingiram 1%. Somados, eles chegam a 2%. Os eleitores que declararam votar em branco ou mulo é de 7%, e os indecisos são 5%.

Segundo turno

Na simulação de um segundo turno, as duas presidenciáveis permanecem em empate técnico, ambas tem 41% das intenções de voto. Pela primeira vez isso acontece no teste de segundo turno. Nas pesquisas anteriores, a diferença a favor de Marina foi de 9 pontos para 7 pontos, depois para 1 ponto e era de 3 pontos percentuais na última semana.

Contra Aécio, a diferença da petista sobre o tucano subiu de 7 pontos para 11 pontos porcentuais da última pesquisa para cá. Agora Dilma tem 46% contra 35% de Aécio. O Ibope fez uma consulta ainda sobre um possível segundo turno entre Marina e Aécio. A candidata do PSB teria 44% ante 31% do tucano.

Mais

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 296 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00755/2014.

De Fortaleza,
Carolina Campos