Ibope divulga nova rodada de pesquisa nos Estados

Ibope/Rede Globo divulgaram nesta terça-feira (23) nova rodada de pesquisa de intenção de voto na corrida aos governos estaduais, faltando duas semanas para as eleições.

Dilma e Pimentel - Paulo Liebert

Em Minas Gerais, o candidato Fernando Pimentel (PT) mantém e consolida a vantagem – que chega a 19 pontos percentuais – sobre o tucano Pimenta da Veiga (PSDB). Pimentel tem 44%, contra 25% de Veiga.

De acordo com o levantamento, o candidato do presidenciável e também tucano Aécio Neves (PSDB) terá uma esmagadora derrota no estado onde foi governador por duas vezes e serve de plataforma para sua campanha. Somados todos os pontos dos adversários do petista chegam a 33% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória de Pimentel ainda no primeiro turno.

Tarcísio Delgado (PSB) tem 4%. Fidélis (PSOL), Eduardo Ferreira (PSDC), Professor Túlio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) têm 1% dos votos cada. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 14% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar.

Em um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista teria 46% dos votos, contra 28% do tucano.

Empate técnico no Rio de Janeiro

Pesquisa do Ibope aponta um empate técnico no Rio de Janeiro entre o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que aparece com 29% das intenções de voto, e o deputado federal Anthony Garotinho (PR), com 26%. Apesar do empate, esta é a primeira vez que Pezão aparece numericamente à frente de Garotinho.

O senador Marcelo Crivella (PRB) tem 17%, e Lindberg Farias (PT) 8%.

Empate também em Pernambuco

Em Pernambuco, os candidatos Paulo Câmara e Armando Monteiro (PTB) estão tecnicamente empatados. Câmara lidera numericamente a pesquisa com 39% das intenções de voto contra 35% de Monteiro. Na pesquisa anterior Câmara obteve 40% das intenções de voto contra 34% de Monteiro.

Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) José Gomes Neto (PSOL) e Pantaleão (PCO) não pontuaram o suficiente para atingir 1%. Os votos brancos e os nulos somam 10% e indecisos, 15%.

Quadro inalterado em São Paulo

Comparando a última pesquisa Ibope com a divulgada nesta terça (23), mostra que o cenário teve poucas alterações na sucessão para o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 49%; Paulo Skaf (PMDB) está com 17%; e Alexandre Padilha (PT) marcou 8%.

Com informações de agências