João Ananias: Um soldado a serviço da melhoria do SUS

Parlamentar cearense se despede da Câmara dos Deputados. Por causa de problemas de saúde, não concorrerá à reeleição. Em mais de 30 anos de militância, a saúde pública sempre esteve na pauta.

Médico formado pela Universidade Federal do Ceará, João Ananias (PCdoB-CE) é um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS). Após assumir o primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 2011, o parlamentar não disputará as eleições de 2014 em razão de problemas de saúde. Como seu sucessor em Brasília, o partido indicou Inácio Arruda, senador que agora busca uma vaga na Câmara Federal.

Em Fortaleza (CE), Ananias já atuava em favor da saúde pública de qualidade. Foi diretor do Departamento de Saúde da capital cearense. Atuou ainda como chefe da Equipe de Urgência do Instituto Dr. José Frota, além de ser diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. Em 2007, assumiu como secretário estadual de Saúde, cargo ocupado até 2010.

A trajetória de lutas tornou João Ananias popular. Em 2010, foi o sétimo mais votado no Ceará e o décimo na Capital Fortaleza, recebendo votos em 180 dos 184 municípios cearenses. Desde cedo, ele esteve ligado aos movimentos sociais. Como estudante, participou da reconstrução das entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e teve papel importante também no Movimento pelas Diretas Já.

Natural de Santana do Acaraú, foi duas vezes prefeito do município. Quando nem se falava em Orçamento Participativo, João Ananias estimulou a criação do "Conselhão", que reunia representantes de todos os segmentos da cidade para avaliar a administração e definir como e onde aplicar os recursos públicos.

Em 1989, foi um dos dois prefeitos do Ceará a apoiar o então candidato á Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. Teve ainda dois mandatos como deputado estadual.

O deputado nas redes sociais:

www.joaoananias.com.br
Facebook.com/depjoaoananias
@depjoaoananias


Fonte: Lideranca do PCdoB