UJS SP comemora aniversário de 30 anos com Virada Cultural

A UJS-SP ocupou a Praça Roosevelt e a Praça da República, no último sábado (28), em uma Virada Cultural de comemoração aos 30 anos da entidade, com a presença de jovens de todo o estado de São Paulo.

Festa de 30 anos da UJS em SP - UJS

As atividades começaram na Praça Roosevelt às 14h. O debate sobre os 30 anos da entidade contou com a presença de ex-presidentes, que falaram da trajetória da UJS e sua relevância nas conquistas do país. "A UJS é uma segunda escola de vida. E parabenizo as mulheres militantes, pois existem barreiras, a persistência leva a vitória e a força feminina só cresce", declarou Renata Petta, ex-presidenta da UJS.

Também aconteceram debates sobre sexualidade, ocupação dos espaços públicos e socialismo e eleições com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Renato falou sobre o início da sua vida política e afirmou que uma entidade de organização juvenil chegar aos 30 anos no Brasil é inédito. Segundo ele, para o socialismo superar o capitalismo é preciso de uma organização histórica. “As primeiras experiências com o socialismo foram na União Soviética, é muito recente. Para o socialismo vingar na história é preciso mais tempo, o socialismo ainda está na sua infância, ao passo que o capitalismo já está velho e ultrapassado”.

Paralelo aos debates, teve torneio de skate, encontro de MC’s, B.boys e grafiteiros com a Nação Hip Hop Brasil, tenda da UJS com distribuição do material da campanha #RenovarAEsperança, oficina de malabares e a produção da exposição sobre os 30 anos da UJS.

Os jovens saíram com bandeiras, bateria e gritaram palavras de ordem às 19h, em direção a Praça da República, para os shows de encerramento. A presidenta da UJS-SP, Renata Rosa, leu o manifesto da entidade e chamou os artistas que iam se apresentar, MC Jabaquara, grupo de pagode Lance Diferente, Crônica Mendes, Saciberneticos, Liga do Funk e Sevenz. As comemorações se encerram na madrugada do domingo.

Por Dandara Lima, no Portal da UJS