Homens brancos predominam entre candidatos 

Sete de cada dez candidatos a uma vaga nas eleições deste ano são homens e 55,4% do total de postulantes se declaram brancos, conforme estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quase metade (46,8%) tem curso superior completo e pelo menos um terço tem entre 45 e 54 anos de idade. 

Homens brancos predominam entre candidatos - Agência Câmara

Essas características contrastam com o perfil médio do eleitorado – dos 142,8 milhões de brasileiros aptos a votar, 52% são mulheres, 59% têm menos de 45 anos de idade e a metade ainda não chegou a concluir o ensino fundamental, sendo que apenas 5% têm diploma de curso superior.

Em todo o país, 26.165 candidatos concorrem a uma vaga nas eleições do próximo dia 5 de outubro, mas a grande maioria (96,22%) participa da disputa por cargos proporcionais (deputado federal, estadual e distrital), e o restante (3,78%) por cargos majoritários (presidente da República, governador e senador).

A predominância masculina é ainda maior na disputa por cargos majoritários – 80,2% dos que tentam uma vaga são homens –, sendo que 62% dos candidatos desse grupo se declaram brancos.

Entre os candidatos a cargos proporcionais, cerca de 70% são homens. A maior proporção de postulantes que se declaram bancos está no grupo que quer chegar à Câmara dos Deputados (58%).

Nesta eleição, estão na corrida pelos cargos proporcionais 22.074 candidatos, dos quais 6.186 (28%) querem uma vaga de deputado federal, 14.911 (67,5%) são candidatos a deputado estadual e 977 (4,4%) a deputado distrital.

Apesar do menor número em termos absolutos, a disputa no Distrito Federal é a mais acirrada – são 42 candidatos por vaga, contra uma média de 16 por vaga nas assembleias estaduais e 14 candidatos para cada vaga da Câmara dos Deputados.

Na disputa por uma vaga de deputado federal e distrital, pelo menos metade dos candidatos tem curso superior e cerca de 25% já concluíram o ensino médio. Para deputado estadual, no entanto, é menor a porcentagem dos que têm curso superior (43%) e maior daqueles com ensino médio completo (31%).

Para cargos majoritários, predominam os candidatos com curso superior completo (77%), que se somam aos 12,9% que já concluíram o ensino médio.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado