UJS: Dilma representa conquistas para a juventude

Os últimos doze anos foram marcados por conquistas do povo brasileiro, e a juventude também se beneficiou dos programas sociais, principalmente voltados à educação. O presidente da UJS, Renan Alencar conversou com o Portal Vermelho, e esclareceu o porquê de a entidade histórica apoiar a reeleição da candidata Dilma Rousseff.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

juventude ujs com dilma - Reprodução

“Acreditamos que através do seu segundo mandato teremos as condições de avançar ainda mais nas transformações do Brasil”, diz Renan que acredita no triunfo do que ele chama de “quarta vitória popular”.

O dirigente socialista defende a Reforma Política e um novo pacto capaz de revolucionar a qualidade da educação. Mas ressalta as conquistas obtidas durante os mandatos de Lula e Dilma, entre elas, o Prouni, o Fies, o Pronatec, e o sistema de cotas para jovens negros.

Para ele, esses jovens que hoje são beneficiados pelos programas sociais educacionais, mais tarde serão beneficiados pelo Mina Casa, Minha vida, por exemplo. Hoje são estudantes, mas em breve estarão inseridos no mundo do trabalho e darão continuidade ao ciclo de conquistas obtidas na juventude. “Todos eles são uma prioridade para a UJS, pois todos eles conquistaram muito, e assim como nós, querem continuar avançando”, afirma Renan.

A vice-presidenta nacional da UJS, Manuela Braga, explicou a organização da UJS pelo Brasil para fortalecer a campanha Renovar a Esperança. De acordo com ela, a entidade montou 400 núcleos que funcionam como comitês permanentes em todos os estados brasileiros e tem realizado uma série de mobilizações tanto nas ruas quanto na internet.

“A UJS apoia a reeleição da presidenta Dilma por reconhecer os avanços conquistados nos últimos doze anos, e entender que ela é a única candidata capaz de aprofundar ainda mais essas mudanças”, diz a vice-presidenta.

Manuela destaca ainda as oportunidades criadas para os jovens nas áreas de educação e emprego. “Foram inúmeros programas como o Pronatec, que intensificou a educação técnica, além do Prouni e do Reuni e outros tantos. Também se ampliou um leque de direitos e a juventude deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista da sua própria história”. Ela ressalta a criação do Conselho Nacional da Juventude, importante espaço destinado aos jovens.