Rússia pode abandonar o dólar em dois ou três anos, diz banqueiro

Dois ou três anos é tempo suficiente para que o sistema bancário russo possa abandonar o dólar e passar completamente para o sistema do rublo, afirmou nesta terça-feira (30) Andréi Kostin, presidente do VTB, o segundo maior banco da Rússia.

Notas de dólar e rublo - Colagem Russia Today

"Dois ou três anos são suficientes não só para por em marcha [mecanismos de pagamento em rublos], mas também para completar esses mecanismos. Mas muito dependerá de como os bancos farão essa tarefa", afirmou Kostin em uma entrevista ao jornal russo Izvestia.

Kostin sublinhou que o sistema bancário da Rússia está pronto para resistir a novas sanções e se prepara para o desenrolar da situação.

"Naturalmente essas medidas estão em preparo. E não é somente nós que estamos procedendo assim, mas todo o setor bancário, com o papel ativo do Banco Central e o governo. O sistema inclui a criação de um meio de pagamentos nacional, nossa própria agência de qualificação e o desenvolvimento do pagamento em moedas diferentes, principalmente em rublos", explicou o presidente do VTB.

Alternativa ao sistema de pagamentos SWIFT

Os meios de comunicação ocidentais informam sobre a possibilidade de que Estados Unidos e União Europeia possam ampliar as sanções e excluir a Rússia da Sociedade para as Comunicações Interbancárias e Financeiras Mundiais (SWIFT)

Kostin assegurou que a exclusão do sistema de pagamentos se converteria em um "ponto sem retorno" e que o diálogo já seria impossível a partir de então.

"Se nos espelharmos na experiência do Irã, o fechamento do SWIFT só acontece quando todas as relações – políticas, econômicas, culturais, inclusive diplomáticas – se rompem", afirmou o responsável pelo VTB.

"Não imagino como se possa bloquear o SWIFT e ao mesmo tempo colaborar em conjunto na luta contra o terrorismo e no desarmamento nuclear. Esta é uma ação que incluo na categoria de hostilidade extrema", agregou.

Fonte: Russia Today