Situação com Estado Islâmico pode fugir do controle, diz Rússia

A situação em torno do grupo terrorista Estado Islâmico, que conquistou amplos territórios na Síria e no Iraque, pode fugir ao controle se se desenvolver fora do quadro do direito internacional, declarou Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia.

Serguei Lavrov

“Em princípio, o que se passa no Oriente Médio e no norte de África é o resultado da subvalorização pela direção dos Estados Unidos dos passos que Washington empreendeu na região durante os últimos 10-12 anos”, declarou ele numa coletiva de imprensa em Moscou.

“Agora é muito importante ter em conta essas lições. Claro que a situação pode sair do controle se for desenvolvida fora do quadro do direito internacional. Isso transporta sempre um risco e nós queremos que os que empreendem ações de força unilaterais tenham consciência das ameaças”, assinalou Lavrov.

Nesta terça-feira (30), militantes do grupo Estado Islâmico (EI) soltaram mais de 70 alunos curdos sequestrados no final de maio perto da cidade síria de Aleppo, no norte do país, informou a agência France-Presse, citando o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Cerca de 145 alunos de uma escola na cidade de Ain al-Arab foram sequestrados por extremistas no dia 29 de maio deste ano, quando estavam voltando para casa depois dos exames anuais. Desde então, o destino dos desaparecidos era desconhecido.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia