Rússia: União Europeia mantém sanções, mas admite revê-las em breve

O Conselho da União Europeia (UE) encarregará a Comissão Europeia de preparar propostas para rever as sanções contra a Rússia se a situação na Ucrânia melhorar.

Conselho da Europa

“Se a situação no local contribuir para isso, a Comissão Europeia e o serviço diplomático da UE terão poder para apresentar ao Conselho da UE propostas sobre a mudança, suspensão ou fim da vigência de sanções, completa ou parcialmente”, declarou Maya Kosyanchich, depois de um encontro dos 28 embaixadores da comunidade sobre a Ucrânia.

Segundo ela, os embaixadores realizaram a “avaliação multilateral da situação na Ucrânia Oriental. Nomeadamente, os diplomatas assinalaram que o desenvolvimento dos acontecimentos na Ucrânia, no quadro do processo político e da realização prática de alguns aspetos do protocolo de Minsk, incute alguma esperança”.

Mas no geral, os embaixadores dos países da União Europeia manifestaram-se pela continuação das sanções aprovadas antes em relação à Rússia.

“Mantemos o status-quo”, declarou um dos funcionários da UE após a discussão dedicada à realização do acordo de cessar de fogo entre as autoridades de Kiev e os milicianos de Donbass.
“Ninguém sequer colocou a questão da possibilidade de suspensão das sanções, tendo em conta a atual situação”, acrescentou o funcionário.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia