China celebra 65º aniversário da República Popular

O presidente da China, Xi Jinping, disse, nesta terça-feira (30), que o país vai continuar a dar prioridade ao desenvolvimento, aderir a reforma e inovação e ficar comprometido com o caminho do desenvolvimento pacífico.

65º aniversário da China - Xinhua

Xi fez as declarações durante a recepção que marca o 65 º aniversário da fundação da República Popular da China (RPC).

O líder defendeu a unidade no seio do Partido Comunista da China (PCC). "Devemos ficar firmes com as pessoas. Nós sempre procedemos de modo a salvaguardar e desenvolver os interesses fundamentais da maioria esmagadora do povo.", disse o presidente que defendeu ainda a confiança no caminho do socialismo com características chinesas.

Leia mais:
Hong Kong comemora o 65º aniversário da República Popular da China
Governo chinês pede união para resolver questões em Hong Kong

“O Partido Comunista da China é a chave para o sucesso do país. Nunca devemos vacilar em nossa fé e nunca devemos nos separar das pessoas", disse ele. Todos os problemas que afetam a criatividade, coesão e eficácia do Partido devem ser abordados, todas as doenças que prejudicam a natureza avançada do partido e a pureza devem ser completamente curadas e todos os tumores cultivados no organismo saudável do Partido devem ser removidos."

Ele também enfatizou a modéstia e a prudência com que a China continuará na fase primária do socialismo. "Uma nação pode prosperar na adversidade, mas perecer em facilidade."

Xi pediu que o povo chinês cultive e pratique os valores socialistas centrais, construindo a nação em torno destes ideais, em torno da resistência chinesa e do espírito chinês.

"Sessenta e cinco anos é apenas um momento fugaz na história do desenvolvimento humano. Mas nesse curto espaço de tempo, o povo chinês tem feito coisas espetaculares”.

Ao longo destes anos, a China tem feito a transição de uma nova democracia para o socialismo. Ela desbravou e ampliou o caminho do socialismo com características chinesas, traduzindo o socialismo em um caminho de sucesso e um sistema institucional, disse Xi.
A China tem feito progressos históricos no aumento da produtividade social e da força nacional geral e os chineses tiveram um salto histórico no combate a pobreza, para ter uma alimentação adequada, de vestuário e para uma vida de prosperidade.

Ao longo deste período, a China tem seguido uma política externa independente e de paz. O país defendeu a justiça, esteve ao lado de países em desenvolvimento e liderou, por exemplo, a manutenção da paz mundial e a promoção do desenvolvimento comum, disse o presidente chinês.

"O nosso caminho é longo e árduo, e devemos estar totalmente preparados para a grande luta que tem muitas novas características históricas", disse ele, acrescentando que o povo chinês tem certeza de prevalecer sobre todas as dificuldades.

Em nome do Comitê Central do PCC e do Conselho de Estado, Xi fez uma homenagem ao povo chinês de todas as etnias, todos os membros do PCC, todos os oficiais e soldados do Exército Popular de Libertação e os policiais armados, e todos os membros dos partidos democráticos e personagens sem filiação partidária.

Xi também estendeu cumprimentos aos compatriotas na Região Administrativa Especial de Hong Kong, a Região Administrativa Especial de Macau e Taiwan, bem como cidadãos chineses residentes no exterior, e agradeceu aos países amigos que apoiaram e ajudaram a Nova China em seu desenvolvimento.

Cerca de 3.000 pessoas provenientes de diversas regiões chinesas e do exterior participaram da festa. Por conta do 65 º aniversário da fundação da República Popular da China diversas atividades comemorativas foram realizadas em cidades chinesas para marcar o dia.

Da redação do Vermelho,
com informações de agências