Em propaganda, Jandira Feghali alerta sobre violência contra a mulher

A propaganda eleitoral gratuita na televisão não é palco apenas de rápidas aparições de candidatos proporcionais, sem conteúdo ou propostas concretas. Nos últimos dias, uma propaganda política tem alertado de forma inusitada as mulheres fluminenses sobre a violência doméstica. É a propaganda da deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB).

A parlamentar que construiu o texto em 2006 da Lei Maria da Penha defende que o espaço na televisão destinado às propagandas possam também levar informações de conscientização: “O problema da violência psicológica contra as mulheres é alto no Rio. Ameaça e xingamentos dentro de um relacionamento também são formas de violência. Sabia que precisava aumentar a visibilidade sobre esta questão. Levar isto através da propaganda eleitoral é um modo útil e eficaz de informar e chamar a atenção da população”, adianta Jandira.

A propaganda de Jandira veiculada no Rio de Janeiro mostra, através de câmera escondidas, um casal de atores encenando uma discussão no meio da rua. A situação não evolui para agressão física, mas o ator chega a pegar a atriz pelo braço e fazer ameaças. As cenas, fortes, chamam a atenção.

“Logo percebemos que poucas pessoas tentam apartar ou impedir o rapaz de agredi-la verbalmente. Uns com medo, outros porque não se importavam mesmo. Há outro agravante em questão: nem todos sabiam que aquele tipo de comportamento com a mulher é recorrente e, pior, uma violência que se encaixa na Lei Maria da Penha”, diz Feghali.

Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, cerca de 30% do total de denúncias no telefone 180 do Governo Federal (usado para informar casos de agressão, pedir ajuda ou assistência) são de denúncias psicológicas. A maioria (54%) é de violência física. Ainda segundo as estatísticas, ao menos 300 mil vidas foram salvas nos últimos anos com a lei em vigor e 100 mil mandados de prisão expedidos contra os agressores.

Assista a versão para televisão:

Assista a versão estendida para internet:

Fonte: Assessoria da candidata