Governo chinês pede união para resolver questões em Hong Kong

O Chefe do Executivo de Hong Kong, CY Leung, disse nesta quarta-feira (1º/10) que para sustentar o seu desenvolvimento, a região deve capitalizar as vantagens combinadas do acordo de "Um País e Dois Sistemas", o que também se aplica plenamente a evolução constitucional de Hong Kong.

Hong Kong

Leung disse que o Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional aprovou uma decisão sobre questões relacionadas com a seleção do Chefe do Executivo (CE) por sufrágio universal, confirmando que o CE poderá ser eleito através de votação popular partir de 2017.

"É compreensível que pessoas diferentes podem ter ideias diferentes sobre um pacote de reformas desejável. Mas é definitivamente melhor ter o sufrágio universal que não. Definitivamente é melhor ter o CE eleito por cinco milhões de eleitores", disse.

Leung afirmou que espera que todos os setores da comunidade trabalhem com o governo de forma pacífica, legal, racional e pragmática para completar devidamente este novo passo em frente no desenvolvimento constitucional, em referência a série de protestos que ocorrem em Hong Kong.

O chefe do executivo também observou que Hong Kong tem o apoio incondicional do país para o seu desenvolvimento.

Por conta do emprego dos "Dois Sistemas", os sistemas jurídicos e financeiros de Hong Kong são diferentes do restante do país, estando mais familiarizados com empresas estrangeiras.

Além do desenvolvimento econômico, as vantagens combinadas de "Um País e Dois Sistemas" também entram em jogo em áreas como a cultura, artes, educação e pesquisa científica, acrescentou.

Da redação do Vermelho,
com informações da Xinhua