PCdoB Bahia participa de evento cultural em apoio a Rui e Dilma

Na noite da terça-feira (30/9), o Teatro Vila Velha, em Salvador, reuniu centenas de representantes culturais e intelectuais do cenário baiano em uma manifestação de apoio as candidaturas de Dilma Rousseff para presidente e Rui Costa para o governo da Bahia. O encontro contou com participação de diversos integrantes do PCdoB, entre eles, o secretário Nacional de Cultura do partido, Javier Alfaya.

Presente no evento, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, destacou a importância da cultura para a vida das pessoas. Segundo ela, a gestão de Wagner nos últimos oito anos proporcionou “uma cultura libertária para o povo, que foi exposto a diversos tipos de manifestações culturais, sem preconceito ou distinção entre os segmentos.”

Coordenador de Cultura da campanha de Dilma Rousseff e ex-ministro da pasta, Juca Ferreira falou sobre os avanços da área durante os governos Lula e Dilma, relacionando itens como a inclusão dos polos culturais indígenas e dos quilombolas como um exemplo da mudança que se registrou na própria forma de tratar o segmento, com uma visão mais ampla e democrática.

Javier Alfaya reforçou o apoio do PCdoB ao projeto político desenvolvido nos últimos 12 anos no país com os governos de Lula e Dilma, e na Bahia com a gestão de Jaques Wagner. “O PCdoB acredita na continuidade das políticas culturais desenvolvidas até aqui e na inclusão de novas propostas. Este quarto mandato progressista será qualitativamente distinto, porque terá mais experiência no comando do Estado, reconhecendo seus limites e acertos. É o momento de avançar.”

Entre as propostas do partido para a área cultural, é possível destacar o apoio ao Sistema Nacional de Cultura, que já é lei, mas ainda não é obrigatório; a Emenda Constitucional 150, que prevê verba para a área; a implementação da Lei de Cultura Viva, que tem como ações os pontos de Cultura e de Leitura; e uma política de estado que se articule com o Ministério da Educação para proporcionar planejamento educacional vinculado com as artes.

O secretário Nacional de Cultura do PCdoB destacou, ainda, a importância em fortalecer os sistemas de editais para que o fomento seja realizado através do Fundo Nacional de Cultura, diminuindo, assim, a participação do marketing de empresas. Por último, Javier Alfaya falou da necessidade em fortalecer a política audiovisual da Ancine.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro