Reta final: Ibope e Datafolha divulgam pesquisa da corrida nos Estados
A disputa ao governo nos estados continua acirrada segundo aponta pesquisas do Ibope e Datafolha, divulgadas nesta terça (30) e quarta (1º).
Publicado 01/10/2014 12:11

No Ceará, na última semana de campanha, a pesquisa registra um empate técnico entre Eunício Oliveira (PMDB), com 39%, e Camilo Santana (PT), com 37%, segundo o Datafolha.
Eliane Novaes (PSB) tem 1%, mesmo percentual de Aílton Lopes (PSOL). Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 14%. O levantamento foi realizado em parceria com o jornal “O Povo”.
Comparada com a pesquisa anterior, Eunício oscilou dois pontos para baixo (41%) e Camilo, três para cima (tinha 34%). Ao longo de toda a campanha Camilo cresceu 18 pontos, enquanto Eunício caiu 8.
Na simulação de segundo turno, Eunício tem 45%, contra 38% de Camilo.
Foram ouvidas 1.280 pessoas em 49 cidades cearenses na segunda (29) e na terça (30).
Pimentel mantém vantagem em Minas
O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, mantém vantagem sobre o tucano Pimenta da Veiga (PSDB), segundo levantamento feito pelo Ibope.
Comparada com a pesquisa anterior, Pimentel ainda subiu um ponto percentual ficando com 45%, contra 25% de Veiga. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Somados, os adversários de Pimentel têm 31% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória do candidato ainda no primeiro turno.
Tarcísio Delgado (PSB) tem 3%. Fidélis (PSOL), Professor Túlio Lopes (PCB), Cleide Donária (PCO) têm 1% dos votos cada e o candidato do PSDC, Eduardo Ferreira, não pontuou. Brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 14%.
Em um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista teria 46% dos votos, contra 27% do tucano.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo.
Pezão lidera no Rio
O atual governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mantém a liderança nas intenções de voto, segundo levantamento do Datafolha divulgado nesta quarta-feira (1º).
Pezão tem 31% contra 24% de Anthony Garotinho (PR). Os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT) têm, respectivamente, 17% e 11%.
O Datafolha entrevistou 1.522 eleitores entre segunda (29) e terça-feira (30) em 36 municípios. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e TV Globo.
Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou dois pontos para baixo (de 51% para 49%), enquanto seus dois principais adversários, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), subiram um ponto para cima cada um, segundo levantamento feito pelo Datafolha. Skaf marcou 23% das intenções de voto e Padilha 10%.
Gilberto Natalini (PV) e Laércio Benko (PHS) têm 1% das intenções cada. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos somam 8%.
A margem de erro é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Datafolha entrevistou 2.132 eleitores em 59 cidades de São Paulo.
Distrito Federal
A corrida no Distrito Federal mostra o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) com 32% das intenções de votos contra 24% Jofran Frejat (PR), segundo Ibope/Globo.
O governador Agnelo Queiroz (PT) tem 19% da preferência do eleitorado.